Últimas Notícias

[5]

Além de danos respiratórios, o novo coronavírus pode causar danos cardíacos


Em dois estudos publicados no periódico JAMA Cardiology (1-2), pesquisadores revelaram que o COVID-19 - doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) - pode causar danos cardíacos mesmo em pacientes que não possuem problemas cardiovasculares prévios, apesar dos riscos para esses danos serem maiores naqueles que possuem doenças cardíacas.

- Continua após o anúncio -



Números cada vez maiores de casos confirmados e de taxas de mortalidade associadas ao COVID-19 estão ocorrendo em vários países e continentes, com a Organização Mundial de Saúde declarando um estado pandêmico do SARS-CoV-2 no dia 11 de março (I). Em adição à apresentação clínica comum de falha respiratória, as manifestações cardiovasculares induzidas por essa infecção viral têm gerado considerável preocupação. Estudos recentes têm reportado que 7-12% dos pacientes com COVID-19 foram diagnosticados como tendo dano miocárdico agudo, manifestado principalmente por elevados níveis de troponina altamente-sensitiva I (TnT). Esse tipo de dano pode ajudar a explicar porque pacientes com problemas cardíacos representam um dos principais grupos de risco para o novo coronavírus.

---------
(I) Artigo completo e sempre atualizado sobre o assunto, para mais informações: O que se sabe até o momento sobre o novo coronavírus?

Para investigar a associação entre pacientes com doenças cardiovasculares prévias, danos miocárdicos, COVID-19 e taxas de mortalidade, pesquisadores do Departamento de Cardiologia da Universidade de Wuhan, China, analisaram 187 pacientes com COVID-19, dos quais 43 morreram e 66 possuíam uma doença cardiovascular prévia (1). Eles descobriram que 27,8% dos pacientes apresentaram danos miocárdicos, os quais resultaram em disfunção cardíaca e arritmias. Além disso, dano miocárdico mostrou uma significativa associação com um maior risco de óbito - especialmente naqueles com com condições cardíacas crônicas (hipertensão, cardiomiopatia, etc.) -, enquanto que o prognóstico de pacientes com doenças cardiovasculares prévias mas sem dano miocárdico mostrou-se relativamente favorável. Pacientes com outras condições crônicas de saúde também se mostraram mais suscetíveis aos danos miocárdicos durante o curso da COVID-19.

Em específico, os pesquisadores encontraram que a mortalidade durante a hospitalização foi de 7,62% para pacientes sem doenças cardiovasculares e níveis normais de TnT, 13,33% para aqueles sem doenças cardiovasculares e níveis elevados de TnT, 37,50% para aqueles com doenças cardiovasculares e níveis normais de TnT, e de 69,44% para aqueles com doenças cardiovasculares e níveis elevados de TnT. Pacientes com doenças cardiovasculares mostraram-se mais prováveis (54,5%) de exibirem elevação nos níveis de TnT comparado com aqueles sem doenças cardiovasculares (13,2%). Durante a hospitalização, pacientes com níveis elevados de TnT tiveram arritmias, uso de terapia com glucocorticoides e ventilação mecânica de forma mais frequente comparado com aqueles com níveis normais de TnT.

Segundo os autores do estudo, um maior nível de inflamação decorrente da infecção viral pode ser um potencial mecanismo para os danos miocárdicos observados nos pacientes com COVID-19. Partículas virais se espalham através da mucosa respiratória e simultaneamente infecta outras células, algo que precipita uma tempestade de citocinas - sinalizadores moleculares de imunidade - e uma série de respostas imunes. A liberação de citocinas inflamatórias podem causar uma redução no fluxo sanguíneo coronário, diminuição no suprimento de oxigênio, desestabilização da placa coronária, e micro-trombogênese.

Os pesquisadores também sugeriram possíveis danos diretos do vírus nas células do músculo cardíaco, em específico nos cardiomiócitos. Estudos prévios tinham mostrado que em torno de 35% dos pacientes com síndrome respiratória aguda severa (SARS) - doença causada pelo coronavírus SARS-CoV - tinham o genoma do agente viral positivamente detectado no coração. Como o SARS-CoV-2 compartilha o mesmo mecanismo de infecção com o SARS-CoV e ambos possuem um genoma altamente similar, isso sugere também um potencial para ataques em células cardíacas.

- Continua após o anúncio -



O segundo estudo publicado no JAMA Cardiology (2) realizou uma revisão da literatura acadêmica sobre a associação entre doenças cardiovasculares e infecções virais respiratórias, incluindo a gripe (Influenza), SARS, MERS e o COVID-19. Os resultados da revisão corroboraram o primeiro estudo, sugerindo que infecções virais associadas ao sistema respiratório podem engatilhar síndromes agudas coronárias, arritmias, e o desenvolvimento de exacerbação de falhas cardíacas, primariamente devido a uma combinação de significativa resposta inflamatória sistêmica com inflamação vascular localizada no nível da placa arterial e junto com outros efeitos.

Segundo os autores da revisão - pesquisadores da Universidade do Texas, EUA -, o COVID-19 pode induzir novas patologias cardíacas e/ou exacerbar doenças cardiovasculares prévias. Durante a maior parte das epidemias de Influenza, o estudo de revisão mostrou que mais pacientes morrem de causas cardiovasculares do que de causas envolvendo pneumonia. Dada a alta carga de processos inflamatórios associados ao COVID-19, significativas complicações cardiovasculares são esperadas.

- Continua após o anúncio -



Os autores do primeiro estudo sugerem que seja realizada uma triagem nos pacientes com COVID-19, procurando a presença de doenças cardiovasculares e evidência de dano miocárdico visando priorizar tratamento e mesmo estratégias mais agressivas de tratamento.


(1) Publicação do estudo: JAMA

(2) Publicação do estudo: JAMA

Além de danos respiratórios, o novo coronavírus pode causar danos cardíacos Além de danos respiratórios, o novo coronavírus pode causar danos cardíacos Reviewed by Saber Atualizado on março 30, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]