Últimas Notícias

[5]

Veja o gelo marinho do Ártico afinando e desaparecendo


Em um estudo publicado esta semana no periódico Geophysical Research Letters (1), pesquisadores identificaram uma região Ártica a qual eles chamaram de "a Última Área de Gelo", um trecho de 2 mil quilômetros quadrados de oceano ao noroeste da Groenlândia onde o gelo marinho de verão no Ártico pode ainda sobreviver por mais algumas décadas. Esse é o gelo marinho mais antigo e espesso do Oceano Ártico que vai mais especificamente do Arquipélago Ártico Canadense até a costa norte da Groenlândia. No quadro geral, a cobertura de gelo marinho na região Ártica declinou, na média, em mais de 1/3 de 1984 até 2018, e a última área de resistência está afinando duas vezes mais rápido do que no restante do Oceano Ártico.

- Continua após o anúncio -



A perda contínua de gelo marinho no Ártico causa preocupação tanto como um dramático indicador das atuais mudanças climáticas como também pelo seu impacto no frágil ecossistema da região. Somando-se à bem documentada redução na extensão do gelo marinho nas últimas décadas (vídeo abaixo), existem também tendencias no sentido de um mais fino, jovem e mais móvel pacote de gelo Ártico. Essas mudanças levam a estresses sobre todo o espectro de organismos dependentes de gelo, desde algas até ursos-polares.


          

Mais gelo está sendo derretido no verão - reduzindo a persistência de gelo marinho mais antigo - e o gelo sendo perdido para as correntes oceânicas e eólicas não está sendo compensado pelo crescimento de mais gelo. Além disso, o gelo marinho está se tornando cada vez mais instável e quebradiço na região, dificultando ainda mais a permanência de camadas mais antigas. Desde a década de 1980, já perdemos quase todo o gelo mais antigo (5 anos ou mais de idade) no Oceano Ártico, com a maior parte agora sendo composta de gelo mais jovem e mais fino, e uma cobertura total de gelo bem menor.

Uma análise da idade do gelo Ártico indica que ele tradicionalmente se tornava mais antigo enquanto circulava no Mar de Beaufort, no norte do Alasca, e era então primariamente perdido nas regiões mais quentes ao longo da costa leste da Groenlândia. Nos anos recentes, porém, águas mais quentes no Mar de Beaufort, possivelmente oriundas do Estreito de Bering, frequentemente derretem o gelo marinho no verão antes que ele consiga ficar mais velho.

O mais antigo (idade > 5 anos) e espesso gelo marinho no Ártico hoje é encontrado em uma área que se estende ao longo da margem do Oceano Ártico do Mar de Wandel (norte da Groenlândia), sudoeste ao Arquipélago Ártico Canadense. Modelos climáticos sugerem que essa região será a última a perder sua cobertura de gelo perenial (Last Ice Area, LIA), portanto fornecendo um importante refúgio para espécies dependentes do gelo. Entender a dinâmica de perda e ganho de gelo nessa região se torna, portanto, extremamente importante, principalmente para decisões referentes ao estabelecimento de santuários marinhos protegidos.

- Continua após o anúncio -



No novo estudo, os pesquisadores utilizaram o programa Pan-Artic Ice Ocean Modeling and Assimilation System (PIOMAS) para documentar a variabilidade espaço-temporal do gelo marinho dentro do LIA e analisar a dinâmica associada, junto com a análise de outros dados de satélites.

Os resultados das análises indicaram que existe considerável variabilidade temporal no gelo marinho do LIA. Primeiro e principalmente, o gelo marinho nessa regiões mostrou-se altamente dinâmico, com uma amplitude sazonal pico-a-pico de 1,2 metro, um valor da mesma ordem de perda na espessura que ocorreu desde 1979. Esse resultado implica que o LIA está perdendo massa de gelo em um ritmo duas vezes aquele visto no Oceano Ártico como um todo.

E apesar do gelo no LIA ser muito mais espesso do que em outras áreas do Oceano Ártico, uma examinação mais detalhada revelou duas distintas sub-regiões com diferentes dinâmicas e variabilidade interanual e sazonal [LIA-Oeste(O) e LIA-Oeste(W)] - um trecho imediatamente no norte da Groenlândia (LIA-E) e outro trecho centrado a mais de 1,3 km ao oeste (LIA-W), junto às ilhas localizadas na região norte mais afastada do Canadá. O gelo marinho vem afinando a uma taxa de ~0,4 m/década em ambas as regiões, resultando em uma perda de espessura acumulada de ~1,5 m desde o final da década de 1970. Porém, ao contrário do resto do Oceano Ártico, a espessura do gelo nessas duas regiões variam até um máximo em torno de 4 metros, e é onde quase toda a cobertura de gelo ainda persiste de ano a ano, o que pode representar o último recanto ao norte do planeta onde a vida selvagem altamente dependente do gelo irá sobreviver, como ursos-polares, morsas e narvais no contexto do atual processo de aquecimento global.



Em relação ao LIA-E, o extremo na espessura do gelo foi encontrado de estar associado com o transporte (marítimo e eólico) ao longo do Ártico que estaria tendendo a levar o gelo marinho para a região durante anos com alta espessura de gelo, com o oposto acontecendo nos anos de baixa espessura do gelo. Para o LIA-W, a espessura extrema do gelo mostrou estar associada com uma circulação giratória no Ártico Ocidental que também agiria para levar gelo para a região durante anos de gelo de alta espessura e fora da região durante os anos de baixa espessura.

- Continua após o anúncio -


Segundo concluiu o estudo, dada a relação entre variabilidade da espessura do gelo dentro do LIA com a movimentação pan-Ártica de gelo e anomalias na circulação atmosférica, a evolução futura do gelo marinho dentro do LIA, e por associação a saúde dos ecossistemas dependentes de gelo, pode ser seriamente impactada por mudanças nesses padrões de circulação de larga escala, os quais emergem à medida que o Ártico continua a se aquecer.


(1) Publicação do estudo: AGU100

Referência adicional: NASA Scientific Visualization Studio

> Leitura recomendada: Aquecimento Global: Uma Problemática Verdade

Veja o gelo marinho do Ártico afinando e desaparecendo Veja o gelo marinho do Ártico afinando e desaparecendo Reviewed by Saber Atualizado on novembro 14, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]