Últimas Notícias

[5]

Doença pulmonar misteriosa ligada aos e-cigarros faz sua primeira vítima nos EUA


Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) (1), um paciente morreu após desenvolver uma severa doença respiratória associada ao uso do cigarro eletrônico (e-cigarro) nos EUA. Os especialistas estão investigando uma misteriosa doença pulmonar ao longo dos EUA que está ligada ao uso de e-cigarros, e que já engloba 193 "potenciais casos" em 22 estados do país. Vários dos casos envolvem a aspiração, via vapor de solventes orgânicos, de THC, o principal componente ativo da maconha. Os casos foram reportados ao curso de dois meses, entre 28 de junho e 20 de agosto deste ano.

- Continua após o anúncio -



A pessoa que morreu - um adulto -foi hospitalizada com uma doença inexplicável após reportado uso de e-cigarro. A fatalidade ocorreu em Illinois. De acordo com o diretor do CDC, Robert R. Redfield, essa trágica morte reforça os sérios riscos associados com os produtos de e-cigarro e que são minimizados ao máximo pelo pesado marketing. De fato, nos últimos anos, inúmeros estudos têm se acumulado mostrando que os vapores gerados nesses dispositivos, assim como aditivos odoríferos, podem causar danos no trato respiratório. Diferente do que muitos assumem, o vapor de solventes orgânicos desses produtos não é inofensivo e esses dispositivos deveriam, no máximo, ser utilizados por pessoas que buscam largar o vício em cigarros tradicionais (ou fumo de tabaco em geral) (2).

-----------
(2) Para saber mais sobre o assunto, acesse: Os cigarros eletrônicos são realmente seguros?


Nota liberada por Redfield:

"Nós estamos entristecidos ao ouvir da primeira morte relacionada com o surto da severa doença pulmonar afetando aqueles que usam e-cigarros ou dispositivos de "vapor". A investigação do CDC está em andamento. Nós estamos trabalhando com o estado e com os departamentos de saúde locais e com o FDA para entender a causa ou causas desse surto."

"Essa trágica morte em Illinois reforça os sérios riscos associados com os produtos de e-cigarro. A exposição dos usuários de e-cigarro às diferentes substâncias das quais nós temos pouca informação sobre os efeitos adversos relacionados - incluindo flavorizantes, nicotina, cannabinoides, e solventes. O CDC têm alertado sobre os potenciais e identificados perigos dos e-cigarros desde que esses dispositivos primeiro surgiram. E-cigarros não são seguros para os adolescentes, jovens adultos, mulheres grávidas, ou adultos que não são usuários de tabaco."

- Continua após o anúncio -



Os pacientes vítimas da misteriosa doença tinham idades entre 17 e 38 anos, a maioria homens. Os 22 estados afetados ficam em sua maior parte no centro e no nordeste dos EUA, de Minnesota até a Carolina do Norte, mas casos também têm sido reportados na Califórnia, Texas e Novo México. Os afetados expressaram sintomas incluindo tosse, dificuldade respiratória, fatiga e, em alguns casos, vômito e diarreia. Não existem evidências de uma doença de natureza infecciosa - causada por vírus ou bactérias, por exemplo - como responsável, mas todas possuem uma causa comum segundo o CDC.

Autoridades já ordenaram testes de laboratório dos líquidos usados para a geração de vapor visando a a identificação de componentes tóxicos. Existe um "mercado negro" para a venda de recargas contendo THC para esses produtos, onde muitas são suspeitas de não serem reguladas.

Ainda não existe uma sólida ligação entre a misteriosa doença e os e-cigarros, porém as evidências até o momento indicam que sim. E é possível que os casos reportados possam estar ocorrendo antes da investigação do CDC ter sido iniciada. Duas mortes prévias haviam sido registradas, mas por causa da explosão da bateria de e-cigarros no rosto de usuários. Danos pulmonares, e outros efeitos adversos à saúde, têm sido reportados por diferentes estudos.

- Continua após o anúncio -



Não existem estudos de longo prazo e de alta qualidade avaliando os efeitos adversos dos relativamente recentes e-cigarros. Podemos estar cometendo o mesmo erro que ocorreu com os cigarros tradicionais no passado, e já existem claras evidências que os aerossóis emitidos por esses dispositivos são danosos aos tecidos do trato respiratório, sem contar a presença de metais pesados, particulados ultra-finos e substâncias químicas cancerígenas. Nos EUA, o uso de e-cigarros por adolescentes já virou uma epidemia, mesmo com inúmeros avisos de alerta sendo constantemente emitidos pelos órgãos governamentais de saúde, como o FDA e o CDC.


Referências:
1. https://www.cdc.gov/media/releases/2019/s0823-vaping-related-death.html
3. https://www.bmj.com/content/366/bmj.l5320.full
4. https://www.bbc.com/news/world-us-canada-49452256

Doença pulmonar misteriosa ligada aos e-cigarros faz sua primeira vítima nos EUA Doença pulmonar misteriosa ligada aos e-cigarros faz sua primeira vítima nos EUA Reviewed by Saber Atualizado on setembro 01, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]