Últimas Notícias

[5]

Nova hipótese evolucionária sugere que supernovas são a causa da postura ereta humana


Um estudo publicado no Journal of Geology (1) trouxe uma interessante hipótese sobre o que levou os ancestrais humanos a adotarem uma postrura ereta durante o processo evolutivo. Basicamente, a hipótese defende que a explosão de supernovas (estrelas em processo de colapso) foi o fator principal que fomentou a postura ereta nos homininis. Mas como estrelas distantes podem ter tido alguma coisa a ver com essa parte da nossa história evolutiva?

- Continua após o anúncio -



Segundo o estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Kansas, EUA, há cerca de 8 milhões de anos, com um pico em torno de 2,6 milhões de anos atrás, o bombardeamento de radiações cósmicas oriundas de supernovas - localizadas entre 100 e 50 parsecs (1 parsec = 3,26 anos-luz) - deflagrou uma série de reações na atmosfera terrestre, levando ao aumento de 50 vezes a taxa de ionização na baixa atmosfera (valor obtido via cálculos baseados em simulações computacionais). Normalmente, raios cósmicos não ionizam as baixas altitudes da atmosfera (troposfera), mas explosões de supernovas relativamente muito próximas da Terra conseguem mandar energia suficiente para esse serviço.


Bem, com uma massiva ionização, temos a presença de um elevado número de cargas livres na atmosfera. Em uma situação normal, na formação dos raios de tempestade (2), existe o progressivo acúmulo de potencial entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Mas como a condução da atmosfera é baixa, possuindo poucas cargas livres, a diferença de potencial precisa ser muito alta para quebrar a alta resistência elétrica do meio e gerar o raio (movimentação rápida de cargas produzindo bastante calor e luminosidade), onde elétrons são arrancados dos átomos, começam a se movimentar, arrancam mais elétrons de outros átomos até gerarem uma quantidade suficiente de cargas para o fenômeno (um efeito cascata). Porém, quando você já possui uma atmosfera com bastante cargas, a formação de raios é facilitada, exigindo menores potenciais. Isso também gera uma quantidade muito maior de raios atingindo a superfície terrestre. E é aqui onde a evolução dos nossos ancestrais hominídeos entra.

----------
(2) Para mais informações, acesse: Raios de tempestade disparam reações nucleares no céu


Com uma maior quantidade de raios atingindo a superfície terrestre, maior é a quantidade de incêndios florestais (a partir de raios atingindo árvores, por exemplo), especialmente em regiões com climas mais quentes, como o nordeste do continente Africano e do continente Sul-Americano. De fato, os raios são os principais iniciadores naturais de incêndio no bioma terrestre. Com uma maior quantidade de incêndios, muitas áreas florestais teriam se transformado em savanas ao redor do mundo, ou seja, regiões de campos abertos. Nesse sentido, com menos árvores, primatas na África foram forçados a se movimentarem mais nos novos campos abertos, tornando-os alvos mais fáceis de predadores. Em meio a altas gramíneas, ficar naturalmente com uma postura mais ereta garante uma vantagem, já que fica mais fácil avistar perigosos predadores se aproximando. Além disso, para facilitar a movimentação nessas áreas abertas, modificações morfológicas começaram a ser selecionadas, incluindo pés menos adaptados para o habitat arborícola mas mais eficazes para passadas no chão firme. Temos, então, os primeiros representantes em transição evolutiva das árvores para os terrenos abertos.

Outros fatores provavelmente também entraram como co-determinantes para a evolução da postura ereta, mas uma maior quantidade de raios pode ter sido o gatilho para esse processo evolutivo. Lembrando também que a evolução da postura ereta pode ter se aproveitado da provável capacidade dos nossos mais antigos ancestrais primatas arborícolas de manterem uma postura ereta de forma forçada, como podemos ver entre os primatas superiores não-humanos hoje existentes, como os chimpanzés e gorilas.

Duas importantes evidências dão sustento para essa hipótese. A primeira são análises de depósitos contendo o isótopo ferro-60 presentes ao longo de camadas marinhas que fortemente indicam explosões de supernovas muito próximas de nós durante a transição do Plioceno até a Era do Gelo. Além disso, nesse período, temos um substancial aumento na quantidade de depósitos de carbono na forma de carvão e de fuligem, coincidindo com a provável maior abundância de raios na superfície terrestre e os consequentes incêndios.

O aumento do número de raios, além de contribuir com os processos evolucionários de vários táxons aqui na Terra via o maior número de incêndios convertendo áreas florestais em savanas, também impactaria o bioma através da intensificação do processo de fixação de nitrogênio. Os raios representam o principal mecanismo natural de transformação de nitrogênio molecular (N2) na atmosfera em nitrato (NO3), este o qual é usado pelas plantas e por outros organismos fotossintetizantes como importante nutriente.

- Continua após o anúncio -



Além da hipótese evolucionária, os pesquisadores também resolveram analisar se explosões de supernovas podem deflagrar novamente esse cenário de grande aumento no número de raios na Terra em um futuro próximo. Felizmente, a mais próxima estrela perto de entrar na fase de supernova - Betelgeuse, na constelação de Orion - fica a ~200 parsecs do nosso planeta, e provavelmente não causará sérias consequências. Além disso, essa estrela entrará em colapso só daqui a 1 milhão de anos. Nós podemos ainda ser atingidos por uma explosão de raios gama de alguma estrela não detectada nas proximidades, com apenas algumas horas de aviso prévio, porém essa possibilidade é muito baixa. Eventos solares, no momento, são mais preocupantes para nós, em termos de efeitos colaterais para os dispositivos tecnológicos humanos.


(1) Publicação do estudo: Journal of Geology

Nova hipótese evolucionária sugere que supernovas são a causa da postura ereta humana Nova hipótese evolucionária sugere que supernovas são a causa da postura ereta humana Reviewed by Saber Atualizado on maio 28, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]