Últimas Notícias

[5]

Golfinhos possuem um clitóris similar ao humano e que parece dar prazer às fêmeas durante o sexo


- Atualizado no dia 30 de janeiro de 2022 -

Em um estudo apresentado no periódico Current Biology (Ref.1) pesquisadores descobriram que as fêmeas do golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) possuem um clitóris inesperadamente grande e bem desenvolvido. Após detalhada análise do clitóris desses mamíferos marinhos, os pesquisadores concluíram que esse órgão parece ser capaz de expandir em resposta a estimulações associadas ou não ao ato sexual. Notavelmente, a pele sob a capa do clitóris revelou conter maços de nervos que podem aumentar a sensibilidade e o potencial para o prazer, assim como o clitóris de humanos (Homo sapiens) e de bonobos (Pan paniscus).

Atividade sexual possui um importante papel no estabelecimento e fortalecimento dos laços sociais entre os golfinhos, como observado em outras espécies altamente sociais. Golfinhos copulam ao longo de todo o ano, inclusive durante períodos quanto as fêmeas não são capazes de engravidar. Em espécies que copulam durante períodos não-conceptivos, como humanos e bonobos, atividade sexual é bem estabelecida de ser prazerosa para as fêmeas.

- Continua após o anúncio -



Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram 11 golfinhos-nariz-de-garrafa fêmeas em diferentes estágios de desenvolvimento (adultos, sub-adultos e filhotes) que tinham morrido naturalmente e que foram coletados via autorização do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos EUA. Para explorar a anatomia do clitóris desses cetáceos, foram realizadas dissecações, modelamentos através de tomografia 3D computadorizada, e o uso cera de parafina para moldes diretos da estrutura clitoriana.

Após análises morfológicas e microanatômicas detalhadas, os pesquisadores encontraram que essa espécie de golfinho - possivelmente aplicável para outras - possui uma glande clitoriana onde duas áreas de extensivos tecidos erécteis se encontram em um único corpo, formando uma estrutura muito similar àquela dos humanos. Tanto em humanos quanto em golfinhos, o tecido erétil do clitóris é maior do que a glande clitoriana, e a natureza final e dobrável da pele ao redor dessa glande sugere que o clitóris desses golfinhos pode se expandir durante períodos de acumulação sanguínea e de aumento de sensibilidade. 

No geral, os pesquisadores concluíram que o clitóris desses golfinhos possui espaços eréteis bem desenvolvidos, é altamente sensível a estimulação tátil e, provavelmente, é funcional.




Além disso, ao contrário dos humanos, o clitóris do golfinho-nariz-de-garrafa está localizado na entrada da abertura vaginal e em contato direto com o pênis durante a copulação; já nos humanos, o clitóris está em uma posição externa em relação à vagina (2). Ou seja, durante o ato sexual de penetração, é muito mais fácil para o clitóris das fêmeas desses golfinhos ser estimulado, o que pode facilitar a sensação de prazer e possivelmente também facilitar um orgasmo. Aliás, estimulação clitoriana parece ser importante também durante interações sexuais entre fêmeas (comportamento homossexual), as quais esfregam os clitóris uma das outras usando o focinho, nadadeiras e lobo da cauda.

Por outro lado, também em contraste com os humanos, os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de um bulbo do vestíbulo, uma área de tecido erétil que cerca a abertura vaginal nas mulheres e que contribui para o orgasmo.


"Em outras espécies de mamíferos com copulações se estendendo ao longo de todo o ano, como humanos e bonobos, o sexo é sabido de ser prazeroso para as fêmeas, frequentemente através da estimulação do clitóris que leva ao orgasmo," disse Dara Orbach, pesquisadora PhD associada à instituição acadêmica Mount Holyoke College, e quem liderou o novo estudo em conjunto com uma professora assistente de Biologia, a PhD Patrícia Brennan (Ref.2). "Nossas observações anatômicas sugerem que o clitóris é funcional nos golfinhos-nariz-de-garrafa, porém mais pesquisas, incluindo análises psicológicas e comportamentais, são necessárias para testar se experiências sexuais podem ser prazerosas para as fêmeas desses cetáceos."

Mais investigações também serão necessárias para se determinar se o inesperado denso tecido do clitóris do golfinho-nariz-de-garrafa é uma adaptação dirigida pela seleção natural ou pela seleção sexual.

- Continua após o anúncio -



Apesar das fêmeas de mamíferos possuírem um clitóris homólogo ao pênis, a estrutura geral e funcionalidade morfológica desse órgão só foram descritas em algumas poucas espécies, especialmente primatas. Nesse sentido, muitas outras fêmeas de espécies diversas, não apenas bonobos, humanos e golfinhos-nariz-de-garrafa podem estar buscando sexo para fins muito além do que aqueles diretamente ligados às funções reprodutivas. De fato, fêmeas de Macacos-Japoneses são frequentemente observadas praticando atividades sexuais via estimulação clitoriana (3).


----------
REFERÊNCIAS
  1. Brennan et al. (2022). Evidence of a functional clitoris in dolphins. Current Biology, Volume 32, Issue 1, PR24-R26. https://doi.org/10.1016/j.cub.2021.11.020
  2. https://www.eurekalert.org/news-releases/659815
Golfinhos possuem um clitóris similar ao humano e que parece dar prazer às fêmeas durante o sexo Golfinhos possuem um clitóris similar ao humano e que parece dar prazer às fêmeas durante o sexo Reviewed by Saber Atualizado on abril 06, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]