Últimas Notícias

[5]

Macacos na Costa Rica estão ficando amarelos


Pesquisadores começaram a notar nos últimos cinco anos que os macacos da espécie Alouatta palliata - uma espécie de bugio que habita a América Central e do Sul - começaram a expressar manchas grandes e bem visíveis de coloração amarelada na pelagem das suas pernas e cauda, as quais antes eram totalmente pretas. Essa é a primeira observação e evidência de uma rápida mudança de pigmentação a nível estrutural na pelagem de primatas. E a culpa disso parece ser nossa.

- Continua após o anúncio -



Para tentarem descobrir o que estava acontecendo, os cientistas analisaram a pelagem de um indivíduo dessa espécie que estava sofrendo a mudança de cor, através da técnica de espectrometria Raman. Normalmente, os A. palliata possuem um tipo de melanina (o pigmento que dá a cor de pelos/cabelos e células epidérmicas) chamado de eumelanina que é é preto, cinza ou marrom escuro. Nos misteriosos pelos amarelos, os pesquisadores apontaram que a melanina ali presente tinha mudado para um tipo contendo enxofre na estrutura chamado de feomelanina, visto em animais com tonalidades amarelas, vermelhas ou laranjas.


- Continua após o anúncio -



Muitos animais com colorações anômalas têm sido observados em florestas cercadas de campos de plantações onde pesticidas contendo substâncias sulfurosas (com enxofre) frequentemente são usados. Exposição a essas substâncias podem aumentar a disponibilidade de sulfidrilas às células, o que pode favorecer a síntese de feomelanina em melanócitos e explicar a mudança de pigmentação vista nos bugios, estes os quais, de fato, estão cercados por imensas plantações intensivas de banana, abacaxi e palma. Parte dos melanócitos da espécie A. palliata são geneticamente programados para sintetizar feomelanina (parte da coloração da pelagem dessa espécie inclui um pouco de laranja), sugerindo que o número de melanócitos sintetizando esse pigmento está aumentando de forma descontrolada. Esse processo pode estar sendo fomentando pela maior ingestão e absorção de compostos sulfurosos.



E não apenas a exposição aos pesticidas é o problema. A mudança de cor trazida como efeito colateral pode colocá-los perigosamente na mira dos predadores - como felídeos e harpias -, devido à quebra de camuflagem dentro das densas florestas. E o pior, cada vez mais macacos na região estão sendo atingidos com o fenômeno, com alguns possuindo a pelagem no corpo inteiro já quase que totalmente amarelada ou totalmente amarelada.

Os pesquisadores publicaram os achados esta semana na Mammalian Biology.

Macacos na Costa Rica estão ficando amarelos Macacos na Costa Rica estão ficando amarelos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 09, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]