Últimas Notícias

[5]

Massiva cratera de impacto é encontrada na Groenlândia


- Atualizado no dia 25 de junho de 2022 - 

Cientistas anunciaram a descoberta de uma gigantesca cratera de impacto com 31 km de extensão e cerca de 800 m de profundidade sob a Geleira Hiawtha, na parte noroeste da Groenlândia. Sua idade ainda não pôde ser conclusivamente determinada (!), mas o asteroide responsável pelo impacto pode ter tido mais de 1 km de extensão. O monstruoso evento energético certamente teve um expressivo impacto ambiental no hemisfério Norte do planeta, e possivelmente a nível global. A descoberta foi descrita em um estudo publicado na Science Advances.

-----------
(!ATUALIZAÇÃO (25/06/22): Um estudo publicado no periódico Science Advances, realizado pelos mesmos autores responsáveis pela descoberta da cratera, datou essa última em ~58 milhões de anos atrás. A datação foi feita a partir de cristais de zircônio e uso da técnica de análise radioativa (Ar-40/Ar-39). 

-----------

- Continua após o anúncio -



Apesar do impacto não ter sido tão colossal como aquele em Chicxulub que ajudou a promover a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos - abrindo uma cratera de 200 km de extensão na região Mexicana -, o evento energético em Hiawath foi assustador. A explosão resultante resultou na liberação de energia equivalente a 700 bombas nucleares de 1 megaton (para comparação, as bombas atômicas detonadas na Segunda Guerra Mundial, no Japão, liberaram em torno de 15 quilotons, uma unidade com uma ordem de grandeza 3 vezes menor) de uma só vez, vaporizando água e rochas, e o deslocamento de ar criando enormes ondas de choque e ventos poderosos como furacões. Uma chuva de detritos cobriu a América do Norte e a Europa, e a enorme quantidade de vapor de água (um forte gás estufa) gerada teria a curto prazo elevado as temperaturas nessas regiões.

A cratera foi revelada inicialmente a partir de análises aéreas por radar, estas as quais evidenciaram uma depressão circular de quase 31 km de extensão abaixo de 1 km de gelo. Investigando posteriormente o solo de uma área deglaciada, os pesquisadores encontraram sedimentos contendo cristais de quartzo e outros grãos associados a um evento de impacto. Análises geoquímicas desses sedimentos indicaram que o agente de impacto era um asteroide de ferro fracionado, com mais de 1 km de extensão.


- Continua após o anúncio -





É provável que o impacto na Groenlândia tenha derretido cerca de 1500 gigatoneladas de gelo, e o aumento de curto prazo nas temperaturas no local do impacto teria derretido ainda mais gelo posteriormente. 

Massiva cratera de impacto é encontrada na Groenlândia Massiva cratera de impacto é encontrada na Groenlândia Reviewed by Saber Atualizado on novembro 15, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]