Últimas Notícias

[5]

Análise estatística consegue determinar quais foram as músicas escritas por Lennon ou por McCartney


Através da técnica de estilometria - o uso de metodologias estatísticas para determinar autoria com base em padrões de palavras (1) - pesquisadores das Universidades de Havard e de Dalhousie estão conseguindo esclarecer um conhecido conflito no meio musical: entre diversas letras dos Beatles, quais eram realmente de John Lennon e quais eram de Paul McCartney?

(1) Essa técnica já conseguiu esclarecer outras problemáticas históricas de autoria, com a mais recente revelando que Shakespeare colaborou com Christopher Marlowe na construção da peça Henry IV. Para saber mais, acesse: Mitos e correções da História

- Continua após o anúncio -



Para a maioria das músicas escritas por Lennon-McCartney, é bem conhecido e documentado quem dos dois foi o autor. No entanto, uma substancial quantidade de músicas (ou porções de músicas) possuem a autoria disputada. Por exemplo, ninguém sabe que escreveu a famosa e celebrada música 'In My Life', do álbum de 1965 Rubber Soul. Tanto Lennon quanto McCartney possuem lembranças distintas da construção dessa música.

Nesse sentido, os pesquisadores decompuseram as músicas dos Beatles lançadas de 1962 e 1966 em cinco representações. Cada representação consistia da frequência de ocorrência de um conjunto de características musicais dentro de cada canção, fornecendo diferentes dados estruturais possíveis de serem analisados estatisticamente:

1°. A primeira representação consistiu simplesmente das frequências de acordes comumente tocados, junto com agregações de acordes incomuns.

2°. Foi feita a caracterização das notas melódicas cantadas pelo cantor principal.

3°. Foi gravada a frequência de ocorrências das transições de acordes, ou seja, um acorde seguido por outro acorde.

4°. As frequências de consecutivos pares de notas melódicas foram gravadas.

5°. As músicas foram decompostas em "contornos" melódicos de quatro notas. O 'contorno' é uma sequência melódica de quatro notas categorizadas em uma série de 'altos', 'baixos' e 'constantes'. Se quatro notas consecutivamente aumentam em altura (pitch), o contorno seria 'alto, alto, alto', indicando como ocorreu a transição entre as notas.

Sabendo do estilo das músicas escritas por Lennon (Help, por exemplo) e por McCartney (Michelle, por exemplo), os pesquisadores criaram um modelo Bayesiano de probabilidade que examinou 149 características musicais presentes nas canções de ambos os artistas, com base nas cinco representações. Com o auxílio desse modelo, eles mostraram que 'In My Life' foi escrita por Lennon com 99,982% de certeza. Já a música 'The Word', que muitos achavam ter sido escrita por Lennon, acabou mostrando ter autoria quase certa de McCartney.

O novo modelo, além de bater o martelo nessa disputa, será uma ferramenta útil para o exame de documentos históricos em geral.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: AMStat

Análise estatística consegue determinar quais foram as músicas escritas por Lennon ou por McCartney Análise estatística consegue determinar quais foram as músicas escritas por Lennon ou por McCartney Reviewed by Saber Atualizado on agosto 06, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]