Últimas Notícias

[5]

Observatório da NASA pode ter flagrado pela primeira vez uma estrela devorando planetas


Usando o Observatório Chandra X-Ray da NASA, pesquisadores podem ter observado pela primeira vez uma estrela engolindo planetas. Antes do Chandra, apenas simulações computacionais conseguiam mostrar tal processo. O achado foi publicado esta semana no The Astronomical Journal.

A estrela devoradora em questão é conhecida como RW Aur A. Ela faz parte de um sistema binário (RW Aur) localizado entre um grupo de jovens estrelas na constelação de Taurus-Auriga, a cerca de 450 anos-luz da Terra, e há um bom tempo vem chamando a atenção dos astrônomos. A cada poucas décadas, essa estrela tem sua luminosidade diminuída para depois voltar a brilhar normalmente. E, em anos recentes, os astrônomos têm observado que a RW Aur A está diminuindo periodicamente de luminosidade mais frequentemente (2011, 2014-16 e 2017-18), e por períodos mais longos, aumentando ainda mais o mistério em torno essa estrela.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, Físicos do MIT e de outros centros de pesquisa, usando o Observatório Chandra X-ray da NASA, encontraram fortes evidências de que a mais recente diminuição de brilho da RW Aur A pode ter sido causada pelos detritos de dois planetas "recém-nascidos" que colidiram próximo a ela em 2017. Essa colisão teria formado uma densa nuvem de gases e poeira e, à medida que a estrela foi puxando esses detritos para seu massivo corpo, sua luz acabou sendo parcialmente bloqueada pela "comida planetária".

Uma das evidências é a evolução anormal na concentração de Ferro (Fe) detectada no espectro de raios-X, muito além do que esperado para um corpo solar. Ou seja, grãos da poeira da colisão estariam enriquecendo a corona estelar com ferro, gerando a assinatura anômala no detector de raios-X.

Se a especulação estiver correta, o grosso véu formado de gases e poeiras oriundos de eventos de colisão semelhantes podem também explicar as outras misteriosas diminuições de brilho nas últimas décadas. Bem, e é um banho de água fria também para aqueles esperançosos com a ínfima possibilidade de que o evento podia ter relação com megaestruturas alienígenas (1).

(1) Para saber mais sobre o assunto, acesse: O que são as Megaestruturas Alienígenas?

Compartilhe:



Publicação do estudo: Astronomical Journal

Observatório da NASA pode ter flagrado pela primeira vez uma estrela devorando planetas Observatório da NASA pode ter flagrado pela primeira vez uma estrela devorando planetas Reviewed by Saber Atualizado on julho 20, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]