Mais dois estudos reportam efeitos colaterais danosos gerados pelos cigarros eletrônicos
Com a moda cada vez crescente dos cigarros eletrônicos (e-cigarros), as agências e profissionais de saúde estão preocupados com os efeitos de longo prazo que o uso desses produtos pode trazer para o organismo das pessoas. Enquanto temos estudos ao longo de décadas sobre os malefícios do fumo do cigarro, o mesmo não existe para os cigarros eletrônicos, este os quais são bem recentes (pós-2000). Sem a base de estudos de qualidade a longo prazo, a toxicidade dos e-cigarros ainda é incerta. No entanto, diversos estudos publicados nos últimos anos vêm se acumulando e reportando potenciais e sérios danos à saúde associados aos e-cigarros a curto prazo (1). Mesmo assim, esses produtos continuam sendo amplamente comercializados como 100% seguros e como uma excelente alternativa ao cigarro.
- (1) Sugestão de leitura: Os cigarros eletrônicos são seguros?
Já no outro estudo (Ref.2), pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte encontraram que um dos flavorizantes mais utilizados nos e-cigarros - cinamaldeído - assim como os aldeídos tóxicos presentes na fumaça dos cigarros tradicionais, significativamente danifica a fisiologia das células pulmonares de modo a aumentar os riscos de desenvolvimento e exacerbação de doenças respiratórias. Nesse caso, o cinamaldeído danificaria diretamente a motilidade ciliar normal nas vias aéreas, desregulando um sistema de defesa crítico contra o ataque de bactérias nos pulmões. A conclusão foi alcançada após testes in vitro envolvendo a exposição de células bronquiais epiteliais humanas ao líquido e aos aerossóis de e-cigarros contendo cinamaldeído.
Apesar de ambos os estudos serem limitados, com o último mencionado não sendo baseado em experimentos in vivo, eles somam mais evidências de que as substâncias liberadas pelos e-cigarros podem trazer sérios prejuízos paras as funções pulmonares e cardiovasculares.
Referências:
1. http://atvb.ahajournals.org/content/early/2018/06/13/ATVBAHA.118.311156
2. https://www.thoracic.org/about/newsroom/press-releases/resources/ecigarette-health-harms.pdf
Mais dois estudos reportam efeitos colaterais danosos gerados pelos cigarros eletrônicos
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 15, 2018
Rating: