Últimas Notícias

[5]

Novo estudo mostra que as mentiras se espalham muito mais rápido do que a verdade na internet, e a culpa é de humanos, não de robôs



Nosso atual período da Pós-Verdade está sendo marcado principalmente pelas Fake News, ou seja, notícias e afirmações falsas - ou cientificamente não baseadas - que se espalham com velocidade e volume monstruosos especialmente pelas redes sociais. E essas Fake News já mostraram que podem impactar negativamente na economia - principalmente nos setores de especulação financeira -, bem-estar social, na ciência e na política, como ficou mais do que claro no envolvimento Russo com as eleições Norte-Americanas.

Agora, um novo estudo foi publicado na Science analisando como essas notícias falsas se espalham no ambiente online. Para isso, os pesquisadores usaram dados do Twitter de 2006 até 2017 - englobando mais quase 126 mil rumores que foram espalhados por cerca de 3 milhões de pessoas por mais de 4,5 milhões de vezes. Os resultados da análise mostraram que as Fake News alcançaram mais pessoas do que as notícias factuais e cientificamente baseadas, onde 1% das mais impactantes notícias falsas se difundiram entre 1000 e 100000 pessoas, ao passo de que a verdade raramente se difundiam além de 1000 pessoas. E essa difusão (alcance) de informações era muito mais rápida, profunda e ampla com as notícias falsas.

O estudo mostrou, por exemplo, que as notícias falsas eram 70% mais prováveis de serem compartilhadas no Twitter do que as notícias verdadeiras. Também levava cerca de seis vezes mais tempo para as notícias verdadeiras alcançarem 1500 pessoas do que demorava as notícias falsas. Quando o alcance era analisado em 'cascatas' de compartilhamento - cadeias contínuas de retweets -, uma profundidade de 10 eram alcançada cerca de 20 vezes mais rápido pelos fatos falsos do que os fatos verdadeiros

Os pesquisadores checaram a validade das informações como falsas ou verdadeiras usando seis organizações independentes e especializadas nesse tipo de averiguação, obtendo para cada uma das informações checadas de 95% a 98% de corroboração nas classificações. As informações cobriram campos sobre terrorismo, desastres naturais, ciência, lendas urbanas e finanças.

- Continua após o anúncio -



Segundo os pesquisadores, o grau de novidade e as reações emocionais dos atingidos pelas informações podem ser os responsáveis para as diferenças. As notícias falsas, em geral, mostraram-se mais originais e surpreendentes. Enquanto as falsas histórias, em geral, inspiravam mais medo, nojo e surpresa nos compartilhamentos, as histórias verdadeiras inspiravam antecipação, tristeza, alegria e confiança. Uma 'novidade' acaba também podendo ser uma forma de uma pessoa não associada com a feitura da notícia falsa atrair atenção de outras pessoas nas redes sociais, incentivando ela a compartilhar o conteúdo suspeito e ganhar maior 'popularidade'. O mesmo fenômeno pode estar ocorrendo em outras plataformas, como o Facebook.

E contrário à crença convencional, os pesquisadores encontraram que os robôs aceleraram o espalhamento das notícias verdadeiras e falsas - pelo menos no Twitter - com praticamente a mesma taxa, implicando essencialmente que as notícias falsas se espalham mais do que a verdade porque humanos, e não robôs (bots, programas automáticos), eram mais prováveis de as compartilharem. E isso é importante na busca de estratégias para deter as Fake News, onde um grande foco está sendo direcionado aos bots em detrimento do fator humano.

Enquanto mais estudos serão necessários para confirmar e/ou aprofundar/ampliar os achados, deixo aqui links de alguns artigos importantes no tópico científico que adereçam o combate a muitos dos falsos fatos que circulam pela internet:



Compartilhe o artigo:




Publicação do estudo: Science

Novo estudo mostra que as mentiras se espalham muito mais rápido do que a verdade na internet, e a culpa é de humanos, não de robôs Novo estudo mostra que as mentiras se espalham muito mais rápido do que a verdade na internet, e a culpa é de humanos, não de robôs Reviewed by Saber Atualizado on março 09, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]