A abdominoplastia pós-parto é mais do que um procedimento cosmético, resolvendo também dores nas costas e a incontinência urinária
Apesar da abdominoplastia ser classificada como um procedimento cosmético, a intervenção cirúrgica também pode melhorar as reclamações mais comuns experienciadas por mulheres após o parto. De acordo um novo estudo publicado na Plastic and Reconstructive Surgery, a abdominoplastia com reparação dos músculos abdominais provou ser muito eficiente em promover tanto benefícios cosméticos quanto benefícios à saúde (não ligados ao emocional).
Muitas mulheres procuram o procedimento de abdominoplastia para restaurar a forma e a aparência do abdômen após a gravidez e o parto, mas quase sempre com o objetivo puramente estético. No novo estudo, os pesquisadores analisaram 214 mulheres sendo submetidas à abdominoplastia com reparo dos músculos abdominais em nove centros de cirurgia plástica na Austrália. A média de idade entre as participantes era de 42 anos, com uma média de 2,5 partos para cada uma nesse grupo.
Antes e depois da cirurgia, as mulheres participantes completaram um questionário avaliando debilidades no corpo associados às dores nas costas e à incontinência urinária: dois problemas muito comuns após o parto. No questionário pré-operatório, cerca de 51% das mulheres tinham de moderada a severa debilidade oriunda de dores na parte inferior das costas, enquanto a incontinência urinária era um incômodo significativo em 42,5% delas.
Com base em um acompanhamento ao longo das seis semanas e seis meses seguintes à cirurgia, os pesquisadores mostraram que o nível dos problemas antes relatados diminuiu drasticamente. Aos seis meses, apenas cerca de 9% das pacientes ainda tinham moderada debilidade gerada por dores nas costas. Já a incontinência urinária permaneceu um problema significativo apenas para menos de 2% das pacientes.
A melhora para as dores nas costas mostrou-se aumentar progressivamente de seis semanas a seis meses depois da abdominoplastia, enquanto a incontinência urinária teve uma melhora limite até as seis semanas. E mais: independentemente da técnica de abdominoplastia utilizada pelas pacientes, os benefícios foram similares.
- Continua após o anúncio -
Os resultados do novo estudo vêm para corroborar casos isolados de benefícios desse procedimento cirúrgico para problemas associados ao pós-parto. Ainda não se sabe ao certo qual o papel da abdominoplastia por trás dos comprovados benefícios, mas os pesquisadores sugerem que eles podem resultar da restauração de força e estabilidade da região pélvica e abdominal, já que a cirurgia incorpora reparos na separação dos músculos abdominais (rectus diastasis) que pode ocorrer após a gravidez.
Portanto, para mulheres com problemas persistentes de dores nas costas e incontinência urinária após o parto, um abdominoplastia pode ser uma solução cirúrgica válida, caso outros métodos não tenham se mostrado eficazes. Isso pode até mesmo justificar a cobertura do plano de saúde para o procedimento.
Compartilhe o artigo:
Publicação do estudo: PRS
A abdominoplastia pós-parto é mais do que um procedimento cosmético, resolvendo também dores nas costas e a incontinência urinária
Reviewed by Saber Atualizado
on
março 03, 2018
Rating: