Consumo de nozes fortalece as ondas cerebrais
A nozes são 'frutos de casca rija' bastante apreciadao na culinária e popularmente muito difundidos. Entre os representantes botânicos desse grupo alimentar, podemos citar o Pistache (Pistacia vera), a Avelã (Corylus avellana), a Amêndoa (Prunus dulcis), a Noz (Juglans regia L.), a Castanha-de-Caju (Anacardium occidentaele) e a Castanheira-Portuguesa (Castanea sativa). Além de bastante conhecidas e consumidas, são bastante nutritivas.
Agora, um estudo publicado no periódico FASEB Journal, encontrou que o consumo de nozes de forma regular fortalece as frequências de ondas cerebrais associadas com a cognição, cura, aprendizada, memória e outras funções chaves nessa parte do corpo.
- Continua após o anúncio -
Para a realização do estudo, os pesquisadores recrutaram voluntários consumindo nozes diversas. Eletroencefalogramas (EEG) foram então empregados para medir a força dos sinais das ondas cerebrais dos voluntários, recordando atividades de nove regiões do escalpo associadas com a função cortical cerebral.
Algumas nozes estimularam algumas frequências cerebrais mais do que outras. O pistache, por exemplo, produziu a maior resposta de onda gama, a qual é crítica para o melhoramento de processos cognitivos, retenção de informações, aprendizado, percepção e rápido movimento dos olhos durante o sono.
Apesar de não ser tecnicamente uma noz - em temos botânicos - o amendoim (um legume) também foi estudado, e produziu a maior resposta delta, a qual está associada com uma imunidade saudável, otimização de curas e ao sono profundo.
- Continua após o anúncio -
Esses benefícios ao cérebro e ao sistema nervoso se somam aos benefícios cardiovasculares, anti-inflamatórios, anti-envelhecimento e anti-cancerígenos já ligados por estudos anteriores a esses alimentos. Entre os nutrientes diversos encontrados nas nozes, elas são ricas em importantes antioxidantes.
Fica a dica para as suas próximas compras no supermecado!
Referência: Loma Linda University Health
Consumo de nozes fortalece as ondas cerebrais
Reviewed by Saber Atualizado
on
novembro 15, 2017
Rating: