Últimas Notícias

[5]

Cães ajudando na luta pela conservação da espécie de besouro Osmoderma eremita!



Os besouros da espécie Osmoderma eremita - família Scarabaeidae e presentes em vários países europeus - estão próximos de entrar em estado de risco de extinção. Para melhor protegê-los, é necessário primeiro identificá-los e monitorá-los com precisão no meio ambiente. E isso é um grande desafio.

A espécie vive apenas brevemente na forma adulta, sendo bastante elusiva nessa fase. Já na forma de larva, vive por mais de 3 anos, porém fica sempre enterrada em troncos de árvores. O atual método padrão para detectar esse besouro envolve a coleta de amostras de troncos, algo que é bem questionável quanto à eficiência, consome bastante tempo e pode danificar seriamente tanto a comunidade da espécie quanto seu habitat.

Agora, cientistas italianos mostraram que o uso de cães treinados para encontrá-los é muito mais eficiente e não invasivo. Basicamente, os resultados, publicados na Nature Communication, mostraram que:

- Os cães conseguiam uma média de acerto de 73% na busca por troncos colonizados pelo besouro, contra algo entre 34 e 50% obtidos de dois especialistas analisando uma área
- Os cães eram bem mais ágeis nas buscas, gastando um média de 6 minutos e 50 segundos para analisar todas as árvores de uma dada área, enquanto a mesma tarefa por dois especialistas demoraria cerca de 80 minutos.

Como os cães são muito mais eficientes e partem em uma busca não invasiva (ou seja, não precisam ficar fazendo coletas e abrindo buracos nos troncos), os pesquisadores oferecem essa alternativa no monitoramento da espécie.

Além desses besouros, cães estão também sendo empregados para a busca científica de várias espécies, de anfíbios a mamíferos.

Publicação do estudo: Nature

Referência adicional: IUCN


Cães ajudando na luta pela conservação da espécie de besouro Osmoderma eremita! Cães ajudando na luta pela conservação da espécie de besouro Osmoderma eremita! Reviewed by Saber Atualizado on agosto 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]