Neonicotinoides causando grandes perdas populacionais entre as abelhas
Neonicotinoides se tornaram muito populares como pesticidas, à medida que a resistência dos insetos a outras armas tóxicas evoluíram enormemente nas últimas décadas. Essa classe de pesticidas é normalmente aplicada nas sementes ao invés das folhas, protegendo assim contra pestes no solo. Quando a planta vai crescendo, ela acaba incorporando o pesticida, protegendo-a também contra pestes que atacam suas folhas e outras partes. Porém, neonicotinoides também acabam parando no pólen e néctar das plantas, o que pode impor uma grande ameaça aos polinizadores. E, de fato, existem muitas evidências que essas toxinas fazem muito mal às abelhas e que estão contribuindo com a drástica queda desses insetos ao redor do mundo.
E, agora, um novo estudo, publicado na Science, mostrou que os neonicotinoides possuem claros efeitos negativos sobre as abelhas, mas que estão dependentes do país investigado (no caso, Hungria, Alemanha e Reino Unido). Para abelhas do mel, foi encontrado efeitos negativos na Hungria e no Reino Unido e positivos na Alemanha durante a época de floração das plantações. Na Hungria, efeitos negativos em abelhas de mel (associados com clotianidina) persistiram ao longo do inverno e resultou em menores colônias no verão seguinte (declínio de 24%). Nas abelhas selvagens (Bombus terrestris e Osmia bicornis), a reprodução entre esses insetos estava negativamente associada com resíduos de neonicotinoides.
Esses achados apontam para os neonicotinoides causando uma redução na capacidade das espécies de abelhas de estabelecerem novas populações no ano que se segue à exposição a essas toxinas. Os efeitos contrários observados na Alemanha podem ser devidos ao fato das abelhas ali serem mais saudáveis ou estarem se beneficiando de flores selvagens crescendo próximas dos campos de plantações, algo comum no país.
Ambientalistas exigem ações governamentais urgentes com o acumulado de evidências contra os neonicotinoides até o momento.
Publicação do estudo: Science
Referência adicional: Science (Artigo explorando o trabalho científico publicado)
Para saber mais sobre a crise de declínio populacional das abelhas ao redor do mundo, acesse: O desaparecimento das abelhas
Neonicotinoides causando grandes perdas populacionais entre as abelhas
Reviewed by Saber Atualizado
on
julho 12, 2017
Rating: