Médicos confirmam diagnóstico de 200 anos!
(26/12/16) E médicos do hospital Roya Marsden, em Londres, analisando documentos históricos, descobriram um diagnóstico de câncer feito há mais de 200 anos! O autor do mesmo é o famoso cirurgião do Rei Geoge III, John Hunter, conhecido por ser um dos pioneiros em transformar o estudo da medicina em uma ciência e afastá-la de um "açougue".
Uma parte do diagnóstico:
"Isso parece ser um engrossamento do osso, e está aumentando muito rápido... Examinando a parte infectada, foi encontrado que a mesma consistia de uma substância na parte baixa do osso da coxa, do tipo tumoral, a qual parece se originar do próprio osso."
Hunter, então, amputou a perna do paciente, e este voltou a se recuperar brevemente por cerca de 4 semanas. Mas, logo depois, ele piorou e começou a morrer.
"Agora, ele começou a perder carne e afundar gradualmente, com sua respiração cada vez mais difícil."
O paciente morreu e, durante a autópsia, foi descoberto que o tumor ósseo tinha se espalhado para o pulmão. As amostras ( figura destacada abaixo), foram conservadas, e os pesquisadores estão as analisando elas agora.
Segundo os especialistas, o diagnóstico feito por Hunter foi bastante preciso e ele assistiu o paciente com procedimentos similares com os atuais. Hunter tinha descrito também que o "tumor era duro como um osso" (no caso, eram um osteosarcoma).
Esses achados são muito importantes, porque podem dar uma pista de como se dava e progredia o câncer em séculos passados, e quais eram os fatores de risco antes e agora.
Curiosidade: Existem rumores de que quando Hunter começou a escrever um livro sobre doenças venéreas, ele se infectou, propositalmente, com gonorreia para melhor estudar seus sintomas e progressos!
Referência: BBC
Médicos confirmam diagnóstico de 200 anos!
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 27, 2017
Rating: