Últimas Notícias

[5]

Médicos confirmam diagnóstico de 200 anos!



(26/12/16) E médicos do hospital Roya Marsden, em Londres, analisando documentos históricos, descobriram um diagnóstico de câncer feito há mais de 200 anos! O autor do mesmo é o famoso cirurgião do Rei Geoge III, John Hunter, conhecido por ser um dos pioneiros em transformar o estudo da medicina em uma ciência e afastá-la de um "açougue".

Uma parte do diagnóstico:

"Isso parece ser um engrossamento do osso, e está aumentando muito rápido... Examinando a parte infectada, foi encontrado que a mesma consistia de uma substância na parte baixa do osso da coxa, do tipo tumoral, a qual parece se originar do próprio osso."

Hunter, então, amputou a perna do paciente, e este voltou a se recuperar brevemente por cerca de 4 semanas. Mas, logo depois, ele piorou e começou a morrer.

"Agora, ele começou a perder carne e afundar gradualmente, com sua respiração cada vez mais difícil."

O paciente morreu e, durante a autópsia, foi descoberto que o tumor ósseo tinha se espalhado para o pulmão. As amostras ( figura destacada abaixo), foram conservadas, e os pesquisadores estão as analisando elas agora.

Segundo os especialistas, o diagnóstico feito por Hunter foi bastante preciso e ele assistiu o paciente com procedimentos similares com os atuais. Hunter tinha descrito também que o "tumor era duro como um osso" (no caso, eram um osteosarcoma).

Esses achados são muito importantes, porque podem dar uma pista de como se dava e progredia o câncer em séculos passados, e quais eram os fatores de risco antes e agora.

Curiosidade: Existem rumores de que quando Hunter começou a escrever um livro sobre doenças venéreas, ele se infectou, propositalmente, com gonorreia para melhor estudar seus sintomas e progressos!

Referência: BBC
Médicos confirmam diagnóstico de 200 anos! Médicos confirmam diagnóstico de 200 anos! Reviewed by Saber Atualizado on abril 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]