Herbívoros com uma pança maior... ou não?
(04/11/16) Por muito tempo era bem aceito que os herbívoros possuíam um maior sistema digestivo do que os carnívoros, já que a dieta vegetariana é muito mais difícil e demorada de ser digerida do que a carnívora. Devido a isso, é razoável de se pensar que a barriga dos herbívoros precisa ser bem maior do que a dos carnívoros, para comportar um maior intestino. Essa medição nunca tinha sido testada em larga escala e uma pesquisa recente feita na Universidade de Zurich resolveu comparar a dimensão da barriga de 120 tetrápodes (animais que possuem quatro membros) que viveram no planeta desde datas pré-históricas, incluindo de mamíferos e de dinossauros, para ver qual era a tendência.
Bem, os mamíferos seguiram o que já era previsto, e com folga: a barriga dos herbívoros era quase duas vezes maior do que os carnívoros na média! Mas o resto dos animais, entre anfíbios, aves e répteis não seguiam essa tendência. E o mais interessante é que quando os dinossauros foram analisados, não foi verificado diferença praticamente alguma de tamanho!
Existem duas hipóteses, por enquanto, para explicar isso: no caso dos dinossauros, o estudo dos fósseis desses animais, em geral, pode não ser uma boa ferramenta para predizer com exatidão o tamanho da barriga dos mesmos; já no caso geral, a diferença de respiração dos mamíferos com os outros tetrápodes pode influenciar muito o sistema digestivo, causando as diferenças observadas.
Publicação do estudo: Wiley
Herbívoros com uma pança maior... ou não?
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 27, 2017
Rating: