Últimas Notícias

[5]

Cuidado com as compras de supermercado!



(15/03/17) Um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutritional and Dietetics deu um alerta importante para os consumidores. Após analisar dados que incluíam mais de 80 milhões de alimentos e bebidas comprados por mais de 40 mil domicílios, pesquisadores descobriram que diversos rótulos do tipo ´baixo teor de sódio´, ´baixo teor de gordura´, ´baixo teor de açúcar´, etc., podem não ser o que parecem e muitas vezes enganam as pessoas.

Quando você compra um pacote de um alimento qualquer e está escrito no mesmo ´baixo teor de sódio´, é mais do que natural assumirmos que esse produto apresentará uma quantidade baixa de sódio, recomendada por nutricionistas e médicos, e portanto será saudável e menos agressivo para aqueles que sofrem de hipertensão. Porém, o novo estudo mostrou que esses "baixos teores" reivindicados nas embalagens em grande parte das vezes apenas tomam como referência outros produto do tipo, e não necessariamente possuem baixa quantidade naquele nutriente em específico.

Por exemplo, pegue dois salgadinhos de batata frita. Geralmente esses produtos possuem alta quantidades de sódio, mas um deles, nesse caso, diz na sua embalagem ter ´baixo teor de sódio´. Esse ´baixo´ pode significar que ele apenas apresenta uma quantidade reduzida de sódio em relação ao outro salgadinho. Portanto, ele pode continuar com uma alta quantidade de sódio, apenas um pouco menor do que o outro!

A dica, então, é sempre analisar a tabela nutricional do alimento em questão e conferir os valores nutricionais e analisar as quantidades de nutrientes presentes no alimento, não dando atenção às propagandas na embalagem, pois as mesmas podem ser traiçoeiras. Além disso, muitos produtos podem colocar ´vitaminado´, ´fonte de proteínas´, entre outros chamativos, para dar a ideia de serem saudáveis, mas, no final, esses bons nutrientes podem ou estar em baixa quantidade ou não compensarem outros malefícios tragos pelo alimento em questão.

E como eu já discuti no artigo recomendado abaixo, é mais do que necessário que as escolas comecem a ter uma disciplina específica voltada para nutrição, pelo menos na minha opinião. Não adianta nada existir tabelas nutricionais se as pessoas nem sabem o que elas significam ou os termos nelas expostos.

Publicação do estudo: http://dx.doi.org/10.1016/j.jand.2017.01.011

Artigo recomendado: É hora de uma mudança no sistema de ensino brasileiro
 
Cuidado com as compras de supermercado! Cuidado com as compras de supermercado! Reviewed by Saber Atualizado on abril 28, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]