Últimas Notícias

[5]

A Antártida pode já ter perdido mais de 3 trilhões de toneladas de gelo devido ao Aquecimento Global


A cobertura de gelo na Antártida é um indicador muito importante das mudanças climáticas e um fator decisivo no aumento dos níveis dos mares (já que o gelo Antártico continental não está sobre o oceano e, sim, sobre terra firme). Nesse sentido, um preocupante estudo publicado esta semana na Nature (Ref.1) mostrou que essa região perdeu uma quantidade absurda da sua massa de gelo desde a década de 1990.

Combinando observações de satélite da mudança de volume, fluxo e atração gravitacional da massa Antártica de gelo com modelos de balanço superficial de massa, os pesquisadores mostraram uma perda de 2720 ± 1390 bilhões de toneladas de gelo entre 1992 e 2017, o que gerou um aumento médio nos níveis dos mares ao redor do mundo de 7,6 ± 3,9 milímetros.

Durante esse período, segundo os pesquisadores, o derretimento direcionado pelos oceanos fez com que as taxas de perda de gelo da parte Oeste da Antártica aumentassem de 53 ± 29 bilhões para 159 ± 26 bilhões de toneladas por ano; já o colapso de prateleiras de gelo aumentou as taxas de perda de gelo da Península da Antártida de 7 ± 13 bilhões para 33 ± 16 bilhões de toneladas por ano.

- Continua após o anúncio -



Devido ao Aquecimento Global, desde a década de 1980 a Antártida vem perdendo sua cobertura de gelo das extremidades situada acima da superfície marinha. Essa perda deixa as prateleiras de gelo nas bordas expostas às ações de fortes ondas nos oceanos formadas por tempestades (Swells), gerando contínuos danos - principalmente em fissuras pré-existentes - que levam ao rápido colapso de grandes porções de gelo.

As camadas de gelo na Antártida possuem água suficiente para aumentar o nível médio dos mares em 58 metros. Enquanto as bordas de gelo do continente não possuem efeito no aumento dos níveis dos mares por já estarem flutuando sobre a água marinha, a proteção que elas garantem para o gelo continental não escapar é crucial (buttressing effect). Nesse sentido, as prateleiras de gelo em colapso deixam caminho livre para o fluxo de gelo glacial não-flutuante vazar para os oceanos.

Para citar um exemplo, o novo estudo mostrou que o colapso da Prateleira de Gelo Larsen B em 2002 removeu uma área de gelo que estava ali conservada nos últimos 11,5 mil anos. Essa remoção causou um aumento de 3-8 vezes o vazamento de gelo glacial continental que estava atrás dessa prateleira, direto para o oceano, no ano seguinte ao colapso.

- Continua após o anúncio -



E a perda de gelo na Antártida não só aumenta os níveis dos mares, mas como também diminui a capacidade do planeta de refletir mais os raios solares atingindo a superfície terrestre (cobertura branca), o que fomenta ainda mais o Aquecimento Global. Outro estudo também publicado esta semana na Nature (Ref.2), mostrou que há 10 mil anos a dinâmica da crosta terrestre (isostatic rebound) conseguiu reverter uma considerável perda de gelo na parte Oeste da Antártida (várias centenas de quilômetros para dentro do continente) após o fim da última Era Glacial, mas ao longo de um período de 1000 anos e com o processo se estendendo até a presente data. Ou seja, esse mecanismo de proteção provavelmente é lento demais comparado com a taxa das mudanças climáticas atualmente presenciadas, e irá depender de parâmetros associados à viscosidade do manto e à topografia da rocha matriz - os quais são difíceis de se medir e serem incorporados aos modelos geográficos de simulação.

Em outras palavras, o único meio confiável hoje para resolvermos efetivamente esse problema seria com a rápida redução dos gases de efeito estufa, considerando o atual peso de evidências científicas que corroboram o cenário antropogênico de Aquecimento Global (1).

Compartilhe o artigo:



Referências:
1. https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y
2. https://www.nature.com/articles/s41586-018-0208-x

A Antártida pode já ter perdido mais de 3 trilhões de toneladas de gelo devido ao Aquecimento Global A Antártida pode já ter perdido mais de 3 trilhões de toneladas de gelo devido ao Aquecimento Global Reviewed by Saber Atualizado on junho 14, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]