Últimas Notícias

[5]

Estudo encontra que o café pode ser benéfico para o coração



Mais um estudo de revisão, publicado esta semana na JACC: Clinical Eletrophysiology, mostrou que o café é seguro e que, ao contrário do que a crença popular e de até alguns médicos diz, a cafeína ingerida junto com porções moderadas de café pode reduzir a frequência de arritmias cardíaca.

As arritmias, ou batimentos cardíacos anormais, fazem o coração bater muito rápido, devagar ou de forma desigual. Enquanto algumas arritmias podem ser inofensivas ou até mesmo passarem despercebidas, outras podem aumentar o risco paradas cardíacas súbitas. Fibrilação atrial (AFib), o transtorno de ritmo cardíaco mais comum, faz o coração bater muito rapidamente, e, se não tratada, pode causar derrames.

Bem, nesse sentido, os pesquisadores resolveram revisar a literatura acadêmica para determinar a associação entre o consumo de cafeína via café, chás e bebidas energéticas, e os efeitos nas arritmias ventriculares e atriais. Os resultados das análises consistentemente mostraram uma diminuição na AFib com o aumento da ingestão de cafeína em uma faixa moderada do consumo diário de café, com uma meta-análise envolvendo 228465 participantes mostrando a frequência da AFib diminuindo em 6% nos consumidores regulares de café. Uma outra meta-análise envolvendo 115993 pacientes mostrou um diminuição nos riscos de AFib de 13%.

Somando-se a isso, os pesquisadores também não encontraram associação negativa entre o consumo de bebidas cafeinadas e as arritmias ventriculares (VA). Doses de até 500 mg diários de cafeína (equivalente a seis copos de café ~ 1,2 litro) não aumentavam a severidade ou taxa de VAs. Apenas dois estudos analisados na revisão mostraram um aumento no risco de VAs, mas em pacientes que ingeriam 9-10 copos diários de café (uma grande quantidade).

- Continua após o anúncio -



Esses resultados vêm para quebrar a comum percepção do público, baseada geralmente em mitos populares, que a cafeína em quaisquer quantidades é um gatilho agudo comum para problemas de arritmias cardíacas. O consumo médio de café pela população parece ser mais do que seguro. Apenas doses cavalares de cafeína, como aquelas encontradas em um grande consumo de bebidas energéticas ou em suplementos termogênicos e afins parecem trazer grandes riscos não somente para arritmias mas para diversos outros problemas. Segundo os pesquisadores, três quartos dos pacientes com condições cardíacas pré-existentes que consumiam dois ou mais bebidas energéticas - com cada unidade geralmente contendo de 160 a 500 mg de cafeína concentrada - reportaram palpitações dentro de 24 horas.

No geral, o consumo de até 300 mg de cafeína por dia parece ser seguro para os pacientes com arritmais. Porém, os autores do novo estudo de revisão alertam que podem existir diferenças de susceptibilidade aos efeitos da cafeína, onde até 25% dos pacientes englobados pelos estudos analisados chegavam a reportar o consumo de café como um gatilho para os episódios de AFib. Nesse último caso, esses pacientes em específico deveriam ser recomendados a se absterem do consumo de bebidas cafeinadas em geral.

Estudos em anos recentes vêm mostrando cada vez mais que a ingestão de café - provavelmente devido aos anti-oxidantes e outros compostos biologicamente ativos na mistura - traz benefícios à saúde e está ligada a um aumento na expectativa de vida das pessoas (1).

(1) Para saber mais, acesse o artigo: Pesquisas nos últimos anos mostram que o consumo de café faz bem à saúde

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: JACC

Referência adicional: ACC

Estudo encontra que o café pode ser benéfico para o coração Estudo encontra que o café pode ser benéfico para o coração Reviewed by Saber Atualizado on abril 18, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]