Últimas Notícias

[5]

Cogumelos mágicos podem "resetar" o cérebro de pacientes com depressão



Segundo um novo estudo publicado na Scientific Reports, pacientes tomando psilocibina para tratar depressão mostraram sintomas reduzidos semanas após o tratamento.

Pesquisadores da Imperial College London usaram psilocibina - o composto psicoativo que ocorre naturalmente nos famosos cogumelos mágicos (cogumelos alucinógenos) - para tratar um pequeno número de pacientes com depressão, os quais não estavam respondendo aos tratamentos convencionais.

Todos os 19 pacientes tratados com a psilocibina reportaram benefícios após uma semana e 47% deles mostraram resultados positivos que duraram acima de 5 semanas após o tratamento. Os pesquisadores acreditam que o princípio ativo pode efetivamente "resetar" a atividade de circuitos chaves no cérebro conhecidos por terem um papel na depressão, pelo menos baseando-se no relato dos pacientes - os quais descreveram uma sensação de ´voltarem ao ponto original antes do quadro depressivo ter surgido´ - e nas análises da atividade cerebral desses últimos antes e após o tratamento.



Apesar de ser a primeira vez que significativas e positivas mudanças na atividade cerebral de pessoas com depressão terem sido vistas sob o uso de psilocibina (diminuição do fluxo sanguíneo cerebral na amígdala, por exemplo), os pesquisadores pedem calma com as conclusões. O número de pacientes tratados foi bem pequeno e inexistiu grupo de controle - placebos, por exemplo - para melhor avaliar a efetividade do tratamento.

- Continua após o anúncio -



Na última década, vários estudos do tipo vêm sendo conduzidos para testar a segurança e efetividade de psicodélicos em pacientes com condições que vão da depressão ao vício, mas ainda pouco é conhecido sobre os mecanismos de ação dessas substâncias no cérebro.

Assim como ocorreu em um último estudo de 2016 (1), também visando o tratamento da depressão, os especialistas alertam para que as pessoas não busquem se auto medicar para tratar um quadro depressivo com a psilocibina, seja pura ou a partir do consumo de cogumelos mágicos. O estudo foi conduzido sob um ambiente controlado e supervisionado por profissionais. O consumo desse tipo de substância pode ser bastante perigoso se feito sem a devida orientação.

Os resultados preliminares desse novo estudo são animadores, mas é preciso análises clínicas envolvendo um grande número de pacientes, incluindo grupos de controle.

(1) Cogumelos mágicos e a cura da depressão

Publicação do estudo: Nature

Cogumelos mágicos podem "resetar" o cérebro de pacientes com depressão Cogumelos mágicos podem "resetar" o cérebro de pacientes com depressão Reviewed by Saber Atualizado on outubro 16, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]