Beijo pode ser um vestígio do ritual de catação entre primatas, sugere estudo
O beijo é um dos símbolos de afeição mais reconhecíveis da humanidade. Mas de onde esse comportamento emergiu? Uma recente hipótese sugere que a origem está ligada ao ritual de catação social observado em primatas hominídeos como chimpanzés e bonobos (gênero Pan) .
A forte presença do beijo em diferentes formas ao longo de continentes e culturas por milênios sugerem uma base biológica para esse comportamento. A nova hipótese, descrita recentemente no periódico Evolutionary Anthropology (1) e de autoria do psicólogo evolucionário Adriano Lameira of the University of Warwick, Reino Unido, sugere que o beijo é um traço conservado do ritual de catação social de hominídeos ancestrais com abundante pelagem.
Especificamente, um vestígio do contato bucal - ainda observado em chimpanzés e outros hominídeos modernos não-humanos (vídeo abaixo) - realizado sobre a pelagem ou a pele de um companheiro macho ou fêmea como parte final da catação para remover detritos ou ectoparasitas desprendidos.
Nesse comportamento social, primatas hominídeos protuberam os lábios como feito no beijo humano, mas em ação de sucção.
Com a progressiva perda de pelagem na nossa linhagem evolutiva (2), a relevância higiênica desse comportamento [catação social] foi diminuindo em frequência e duração, mas com o estágio final do "beijo" persistindo e sendo ultimamente retido como uma sinalização vestigial de fortalecimento dos laços sociais e de parentesco.
> Catação social (grooming em inglês) é um hábito de afagar a pele e os pelos para catar parasitas e feito entre membros de um grupo a fim de fortalecer vínculos afetivos e proteger a saúde comunitária.
> E o beijo romântico, com troca de saliva? Teria uma origem também evolucionária? Existe uma interessante hipótese envolvendo o vírus CMV. Entenda: Mais antigo registro conhecido de beijo romântico entre humanos ocorreu na Mesopotâmia, há 4500 anos
(1) Publicação do estudo:
- Lameira, A. R. (2024). The evolutionary origin of human kissing. Evolutionary Anthropology, e22050. https://doi.org/10.1002/evan.22050
(2) E por que nossa pelagem foi dramaticamente reduzida ao longo do processo evolutivo? O fenômeno de neotenia está envolvido? Entenda: Por que temos tão pouca cobertura de pelos no corpo?