Alerta: Consulta pública sobre construção de bomba atômica brasileira
Comissão de Área de Física Nuclear | SBF - No ano passado, o Sr. Vito Angelo Duarte Pascaretto encaminhou uma proposição ao Congresso Nacional para que este aprove um projeto de construção de uma "bomba atômica brasileira" (1). A proposta recebeu até o momento mais de 20 mil assinaturas e encontra-se em consulta pública no senado, sob a relatoria do Senador Paulo Paim.
Esse é um tema bastante sensível. O Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), tratado que tem contribuído para a manutenção da paz mundial, não obstante divergências sobre a garantia do uso das armas nucleares asseguradas a apenas alguns países.
Devemos considerar que o possível financiamento de um tal projeto poderia causar ainda mais cortes no financiamento da ciência que vem sendo desenvolvida no Brasil. Na área nuclear, a operacionalização de Angra 3 e a construção do reator multipropósito, que garantiria a produção de radiofármacos dos quais o país necessita e que importa a custos altíssimos, são necessidades urgentes que precisam de financiamento.
Assim, sugerimos que os físicos brasileiros entrem no site, informem-se sobre o tema e votem.
O site da consulta pública é
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=145430
> Texto produzido pela Comissão de Área de Física Nuclear, Comitê Gestor INCT-Física Nuclear e Aplicações, e publicado no site da Sociedade Brasileira de Física.
(1) A ideia legislativa - encaminhada em 16 de novembro para a Comissão de Direitos Humanos (CDH) - sugere que o Brasil tenha a bomba atômica como forma de "dissuadir interferência estrangeira". Essa proposta foi apresentada pelo cidadão paranaense Vito Angelo Duarte Pascaretta, sob o argumento de que "As Forças Armadas Brasileiras necessitam da bomba nuclear para dissuadir interferência estrangeira em nosso território nacional". Angelo complementou: “A Amazônia Brasileira é nossa!”. Para mais informações, acesse: Agência Senado
> Leitura recomendada (diferença entre bombas atômicas de fusão e de fissão nucleares): O que é uma Bomba de Hidrogênio