Últimas Notícias

[5]

Contato pele-com-pele entre pais e bebês precisa ser incentivado após parto via cesárea


Separar o bebê da sua mãe após um parto por cesárea é uma prática comum, porém potenciais benefícios com o contato precoce direto (pele-com-pele) entre mãe e filho podem ser perdidos (menos choro, melhor controle da temperatura corporal, melhor estabilidade cardíaca, etc.). Em um estudo publicado no periódico Acta Paediatrica (1), pesquisadores investigaram se o contato direto entre pai e filho poderia compensar a ausência temporária do contato materno.


- Continua após o anúncio -


Para testar essa hipótese, foram analisados 95 bebês recém-nascidos, os quais foram divididos de forma randomizada em três grupos:


- Berço: Os bebês eram colocados em um berço, vestidos com uma fralda, pijama de algodão e um gorro de algodão, com o pai sentado em uma cadeira próxima do berço.


- Braços do pai: Os bebês eram colocados em uma posição de supino (barriga para cima) nos braços do pais, vestidos com uma fralda, pijama de algodão e gorro de algodão.


- Contato pele-com-pele: Os bebês eram vestidos apenas com uma fralda de algodão e colocados sobre o peito nu dos pais, em uma posição pronada, 30° a 45°; os pais estavam sentados em uma cadeira confortável semi-reclinada, e ambos - bebês e pais - eram cobertos com um lençol. 


Como esperado pelos pesquisadores, os bebês no grupo pele-com-pele expressaram maiores taxas cardíacas, maior estado despertado e maior estabilidade ao longo do tempo em relação aos bebês nos outros dois grupos. Os resultados sugerem que esse tipo de contato direto com os pais oferece significativos benefícios fisiológicos ao bebê, e deveria ser incentivado nos hospitais durante a separação entre a mãe e o bebê após o parto.


(1) Publicação do estudo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/apa.15685

Contato pele-com-pele entre pais e bebês precisa ser incentivado após parto via cesárea Contato pele-com-pele entre pais e bebês precisa ser incentivado após parto via cesárea Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 25, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]