Últimas Notícias

[5]

Cientistas revelam fósseis de pássaros gigantes que dominaram os céus do Eoceno


As Águias Gigantes do O Senhor dos Anéis - série de obras literárias do escritor Britânico J. R. R. Tolkien - possuem reais versões pré-históricas já extintas.


Em um estudo publicado no periódico Scientific Reports (1), pesquisadores analisaram fósseis recuperados da Antártica na década de 1980 e revelaram o mais antigo membro de pássaros gigantes da família Pelagornithidae, os quais alcançavam uma envergadura de asas (ponta-a-ponta) de até 6,5 metros!


- Continua após o anúncio -


Os fósseis, escavados na Formação do Eoceno La Meseta na Ilha de Seymour, representam a evolução inicial de corpos gigantes por essas aves, a partir de 50 milhões de anos - não muito depois, em escala geológica, após a extinção dos dinossauros. Esses fósseis pertenciam a pássaros com 5-6 metros de extensão das asas, e provavelmente não apenas representaram as maiores aves voadoras do Eoceno, como também os maiores pássaros volantes que já viveram. Predando em mar aberto e habitando ecossistemas costeiros, essas aves viveram junto com os primeiros pinguins.


Outra característica bastante notável desses pássaros é a presença de projeções ósseas nos maxilares similares a dentes (mas sem tecidos dentais ou homologia com reais dentes) e cobertos por queratina.


O último fóssil conhecido da família Pelagornithidae é de 2,5 milhões de anos atrás, em um período marcado por mudanças climáticas que engatilharam o início das Eras do Gelo.


> Na imagem pequena, uma representação artística de antigos albatrozes perturbando um enorme espécime da família Pelagornithidae. Na imagem maior, o seguimento de uma mandíbula fossilizada, de 40 milhões de anos atrás. O crânio tinha quase 70 cm de comprimento e cada pseudodente cerca de 2,5 cm. A envergadura projetada das asas é em torno de 6 metros.


> Aliás, falando em aves, você sabia que uma espécie de pássaro consegue ficar voando por 10 meses seguidos sem pousar? Não acredita? Acesse para entender como isso é possível: https://bit.ly/32evZ6K


(1) Publicação do estudo: https://www.nature.com/articles/s41598-020-75248-6

Cientistas revelam fósseis de pássaros gigantes que dominaram os céus do Eoceno Cientistas revelam fósseis de pássaros gigantes que dominaram os céus do Eoceno Reviewed by Saber Atualizado on novembro 12, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]