Encontrado elo que faltava para ligar a origem evolucionária das cecílias!
Antes os pesquisadores só possuíam uma espécie de cecília extinta no período do pré-Cretáceo, a Eocaecilia micropodia, e sua posição na filogenia do grupo dos tetrápodes era bem controversa, já que tinha adquirido praticamente todas as funções morfológicas especializadas das atuais cecílias, incluindo membros bastante reduzidos. Agora, com a descoberta dos fósseis de uma espécie de cecília ainda mais antiga, que viveu no Triássico - Chinlestegophis jenkinsi -, os pesquisadores conseguiram encontrar o que parece ser o real ancestral das cecílias e concluíram também que todos os anfíbios do grupo Lissanfíbia (Salientia, Caudata, Gymnophiona e Allocaudata, incluindo todos os anfíbios modernos - salamandras, sapos, rãs, cecílias, etc.) tiveram um ancestral em comum e que se originou há mais de 315 milhões de anos.
O C. jenkinsi descoberto compartilhava características com as modernas cecílias e também características com extintos Permianos-Triássicos temnospôndilos: Estereospôndilos, este os quais pareciam ter sumido sem deixar descendentes evolucionários, apesar de serem o mais abundantes representantes dos anfíbios há 200 milhões de anos. Em outras palavras, as cecílias tiveram origem evolucionária dos Estereospôndilos e modelos computacionais mostraram que modificações morfológicas nesses últimos explicam a morfologia das cecílias.
Se confirmados os resultados do estudo, isso fecha mais um mistério evolucionário entre os vertebrados, e agora só resta mais algumas dúvidas em alguns representantes dos peixes e tartarugas.
As cecílias são um grupo de anfíbios sem membros e formato de cobra, com algumas delas não possuindo olhos ou tendo os mesmos cobertos por tecido epitelial |
(1) Publicação do estudo: PNAS
Referência adicional: KECK
*Na imagem de capa, com pele vermelha, temos uma representação artística da Chinlestegophis jenkinsi
Encontrado elo que faltava para ligar a origem evolucionária das cecílias!
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 25, 2017
Rating: