Grande destruição na Grande Barreira de Corais
(20/11/16) E uma notícia mais do preocupante... A Grande Barreira de Corais, na Austrália, sofreu, este ano, sua pior destruição já registrada. Cerca de 67% dos corais na parte norte da região morreram, segundo um estudo da ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies. Na parte central, as perdas foram de 6%, enquanto na parte sul os corais ainda se encontram saudáveis.
A morte de tantos corais foi devido ao contínuo aquecimento das águas marinhas na região, algo que leva ao alvejamento dos corais. O alvejamento dos corais é quando estes expelem algas (Zooxanthellae) que vivem em seus tecidos para fora, fazendo com que fiquem brancos, já que os pigmentos coloridos estão nessas algas. O coral não morre nesse processo, mas fica suscetível à morte devido ao maior estresse e insuficiência de alimentos, já que essas algas o produziam em grande parte através da fotossíntese. Além disso, a própria maior temperatura já é um fator de estresse e danos.
Os cientistas dizem que é possível uma recuperação nas áreas de grande perda de corais, mas apenas se a tendência do aquecimento global for freada. Em Fevereiro, Março e Abril deste ano, as temperaturas no mar em volta da Barreira baterão um novo recorde, estando, no mínimo, 1°C mais elevadas.
A Grande Barreira de Corais é uma imensa faixa de corais que se estende por 2,2 mil quilômetros de comprimento e com largura variando entre 30 e 740 quilômetros. Podendo ser vista do Espaço, ela suporta uma gigantesca biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da humanidade em 1981. Não só a fauna e a flora ficam em grande ameaça na região com a sua degradação, mas também o turismo que a Barreira gera, o qual movimenta cerca de 8 bilhões de dólares por ano.
Enquanto isso o Trump continua fingindo que o aquecimento global não é um real problema...
Referências:
1. https://www.coralcoe.org.au/
2. http://oceanservice.noaa.gov/facts/coral_bleach.html
Grande destruição na Grande Barreira de Corais
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 27, 2017
Rating: