Últimas Notícias

[5]

As tintas tóxicas para tingir os cabelos podem ser substituídas em breve por uma tinta segura baseada em grafeno


A maioria das tintas usadas para tingir os cabelos possuem substâncias tóxicas - com colorantes baseados em compostos fenólicos e aminas aromáticas -, frequentemente danificando os fios de cabelo no processo (porque reagem com a estrutura capilar). Em específico, quanto mais escura a cor desejada, mais dessas substâncias tóxicas são necessárias. Mas agora os pesquisadores podem ter encontrado uma solução para o problema: grafeno.

O grafeno é um dos mais promissores materiais do século XXI, já usado em uma grande variedade de áreas, desde a medicina até o setor energético. É um alótropo do carbono, formado idealmente por uma única camada de um átomo de espessura constituída de anéis hexagonais de carbono interligados entre si. (Para saber mais sobre o grafeno, acesse o artigo: Supercondutividade descoberta no grafeno pode revolucionar a Ciência).

Utilizando grafeno oxidado (GO) - grafeno cuja estrutura reagiu com compostos oxigenados via oxidação - posteriormente reduzido (r-GO) misturado com um gel (contendo quitosana e vitamina C como agentes dispersantes e o último também como agente de redução), os cientistas produziram uma tinta escura para tingir, por exemplo, cabelos loiros de preto. Eles borrifaram o gel escuro no cabelo de vários indivíduos loiros, e esperaram a mistura secar, um processo que levou menos de 10 minutos. As tintas tradicionais geralmente levam horas para completar o processo de tingimento (usa difusão de compostos para dentro do cabelo), expondo os profissionais e clientes a substâncias tóxicas e muitas vezes carcinogênicas, as quais podem penetrar na pele e serem aspiradas. Algumas tintas usam pH próximo do neutro ou bases alcalinas mais fracas, evitando abrir a cutícula e causando menos danos, porém são pouco eficazes e se vão com poucas lavagens de cabelo.

No final do experimento, os resultados mostraram que a eficácia da tinta de grafeno foi mais do que positiva. As fibras de cabelo interagiram bem com o gel escuro, com uma camada superficial preta em torno de 2 mícrons de espessura se formando sobre os fios de cabelo (um fio de cabelo humano geralmente possui de 10 a 200 mícrons de espessura) e ficando bem aderida mesmo após 30 lavagens com shampoo - durabilidade comparável às tinturas tradicionais. Os pesquisadores acreditam que o método pode ser uma alternativa segura às tintas de cabelo convencionais, apesar de outros estudos serem necessários para confirmar o achado - publicado hoje no periódico Chem.

- Continua após o anúncio -



A tinta de grafeno não contêm solventes orgânicos ou ingredientes moleculares tóxicos, e não reage com a estrutura capilar. Somando-se a isso, é de rápida e fácil aplicação. A cor da tintura escura pode também ser alterada mudando-se a concentração do grafeno adicionado ou reagindo o material com outras substâncias.

Além de servir como uma excelente tinta preta para tingir o cabelo, o gel escuro oferece ainda outra vantagem: como o grafeno é um excelente condutor de eletricidade, o acúmulo de cargas estáticas nos fios de cabelo - que deixam o cabelo com uma aparência não agradável para muitos - é prevenido. Além disso, facilita a dissipação térmica, por ser também um bom condutor de calor.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: Cell

As tintas tóxicas para tingir os cabelos podem ser substituídas em breve por uma tinta segura baseada em grafeno As tintas tóxicas para tingir os cabelos podem ser substituídas em breve por uma tinta segura baseada em grafeno Reviewed by Saber Atualizado on março 15, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]