Últimas Notícias

[5]

O consumo de medula óssea (tutano) pode ter sido crucial para a evolução da mão humana


De acordo com um estudo recentemente publicado no The Journal of Human Evolution, a força requirida para acessar o conteúdo altamente calórico da medula óssea (1) e para a produção de lâminas de pedra pode ter tido um papel crucial na evolução biológica da mão humana, além de explicar porque as mãos dos outros primatas são bem diferentes da nossa.

(1) Leitura recomendada: Radiação UV provavelmente dirigiu a localização do nicho hematopoiético durante a transição evolucionária dos peixes para o ambiente terrestre

Apesar do extensivo uso de ferramentas pela nossa espécie ser considerado o mais importante fator que direcionou a evolução das mãos nos humanos - incluindo parcialmente também sua saída da África (novos nichos ecológicos), reorganização e aumento do cérebro, e anatomia dos membros superiores -, outros fatores associados acabam sendo subvalorizados, segundo diz os autores do novo estudo, liderado pelo professor Tracy Kivell da Escola de Antropologia da Universidade de Kent, EUA.

As evidências arqueológicas sugerem que os nossos ancestrais hominídeos participaram de uma grande variedade de atividades associadas ao uso de ferramentas, como quebrar sementes de casca muito dura, cortar carnes, esmagar ossos para acessar a medula óssea (popularmente conhecida como 'tutano', o tecido interno dos ossos), assim como na construção de outras ferramentas. De fato, é amplamente aceito que a destreza única das mãos humanas evoluiu, pelo menos em parte, em resposta ao estresse biomecânico gerado pelo uso de ferramentas de pedra durante nossa história evolucionária. No entanto, é improvável que todos esses comportamentos igualmente influenciaram a anatomia moderna da mão humana.


- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, para entender o impacto de diferentes atividades na evolução das nossas mãos, os pesquisadores mensuraram a força experienciada pelas mãos de 39 voluntários durante diferentes comportamentos típicos do período Plio-Pleistoceno no manuseio de ferramentas de pedra - quebrar sementes, aquisição de tutano com um martelo de pedra, produção de lâminas com um martelo de pedra, e o uso geral de machado de mão e de ferramentas de pedras diversas (como as lâminas) - para ver quais os dedos eram os mais importantes para a manipulação dessas ferramentas, e os esforços requisitados.



O resultado das análises mostrou que as pressões impostas nos dedos variaram ao longo das diferentes atividades, com a tarefa de quebrar sementes geralmente requerendo a menor pressão média distribuída entre os dedos, enquanto a produção de lâminas e acesso ao tutano requereram as maiores pressões (drásticas diferenças para as outras atividades). A aquisição de tutano, frequentemente ignorada como fator evolutivo, mostrou esforços comparáveis ou até maiores em relação à produção de lâminas. Os dedões, o dedo indicador e o dedo do meio foram sempre os mais importantes envolvidos no cumprimento das tarefas.


Isso sugere que a atividade de quebrar sementes como nozes pode não ter sido uma substancial influencia na evolução das nossas mãos, o que pode explicar porque outros primatas também adeptos de ferramentas para quebrar sementes não possuem uma anatomia e destreza manual como a nossa. Já o estressante processo de esmagar ossos e fabricar lâminas provavelmente tiveram fortes - ou quase exclusivas - contribuições evolucionárias nesse sentido.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: ScienceDirect

O consumo de medula óssea (tutano) pode ter sido crucial para a evolução da mão humana O consumo de medula óssea (tutano) pode ter sido crucial para a evolução da mão humana Reviewed by Saber Atualizado on julho 24, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]