Últimas Notícias

[5]

Maior risco de câncer de mama em áreas muito iluminadas à noite




Um novo grande estudo realizado na Havard Medical School, englobando quase 110 mil mulheres e coleta de dados das mesmas entre os anos de 1989 e 2013, encontrou um maior risco no desenvolvimento de um câncer de mama para mulheres que vivem em áreas com maior luminosidade artificial à noite.

Essa relação apenas foi encontrada em mulheres que estavam na pré-menopausa e que são, ou eram, fumantes, sendo ainda mais forte para aquelas que trabalhavam à noite. No geral, o risco era 14% maior de câncer de mama nas mulheres vivendo em áreas com grande iluminação noturna do que naquelas vivendo em áreas com a menor presença de iluminação.

Estudos anteriores já haviam sugerido tal associação, existindo inclusive uma hipótese que pode explicar a causa. A exposição excessiva de luzes à noite pode levar a uma diminuição nos níveis do hormônio melatonina, algo que pode desregular o ritmo circadiano (nosso relógio interno que governa os ciclos de sono e despertar). Essa desregulação pode prejudicar outros sistemas do corpo, levando, por exemplo, a um aumento no risco de câncer de mama entre as mulheres.

Mais trabalho ainda precisa ser feito para investigar essa hipótese e os mecanismos biológicos exatos por trás dos resultados do estudo.

Publicação do estudo: Environmental Health Perspectives


Maior risco de câncer de mama em áreas muito iluminadas à noite Maior risco de câncer de mama em áreas muito iluminadas à noite Reviewed by Saber Atualizado on agosto 21, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]