Últimas Notícias

[5]

Mais bactérias do que células humanas?



(12/02/16) Os micróbios, especialmente bactérias, habitam, virtualmente, todas as partes do corpo humano, vivendo em abundância na pele e no intestino. Às vezes, eles podem causar doenças, mas na maior parte do tempo, esses microrganismos vivem em harmonia com o nosso organismo, fornecendo importantes e vitais funções para a nossa sobrevivência. Porém, um mito sempre persistiu em relação a esse assunto: a superestimação do número deles vivendo conosco.

Bastante difundido entre a população e até mesmo dentro da comunidade científica, é um mito achar que o número de bactérias na nossa flora intestinal e em outras partes do corpo, ultrapassam em 10 vezes o número de células do corpo humano. Estudos recentes mostram que o número fica próximo da proporção de 1:1, ou seja, em torno de 37,2 trilhões para ambos - no nosso corpo, a grande maioria é representada pelas células vermelhas do sangue (hemácias). Algumas pessoas podem ter o dobro de bactérias ou metade desse número, mas bem sempre bem longe de 10x.

Esse mito persistiu a partir de um estudo de 1972, onde a proporção de 10:1 foi estimada pelo microbiologista Thomas Luckey. Porém, seus cálculos foram baseados na quantidade de bactérias nas fezes humanas. Assim, ele multiplicou a quantidade delas presentes em uma porção de fezes e considerou que uma quantidade parecida estaria presente por todo o caminho do sistema digestivo. Mas a maioria das bactérias reside apenas no cólon, o qual possui apenas 0,4 litros de volume.

De qualquer forma, é muita bactéria e ! E isso sem contar vírus e fungos que convivem com o nosso corpo...De qualquer Cada um de nós é um rico ecossistema! Daria até para fazer um filme bacana na Pixar...:)

Micróbios: Microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros.

Referência: Nature

Artigos Relacionados:

  1. A importância das fibras para a flora intestinal
  2. Por que as células são tão pequenas? 
Mais bactérias do que células humanas? Mais bactérias do que células humanas? Reviewed by Saber Atualizado on abril 21, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]