Últimas Notícias

[5]

As abelhas entendem o significado do valor zero!

Em um estudo publicado esta semana na Science, pesquisadores descobriram que as abelhas-de-mel (gênero Apis) entendem o conceito de zero (0). Isso as colocam em um seleto grupo de animais espertos o suficiente para compreenderem a complexa noção matemática do 'nada'.

O cérebro das abelhas possui menos do que 1 milhão de neurônios - comparado com os cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro humano -, mas anteriormente já tinha sido demonstrado que elas conseguiam entender conceitos abstratos, como 'mesma coisa' e 'diferente'.

Para descobrirem se elas também compreenderiam a noção de 'zero', pesquisadores Franceses e Australianos fizeram vários testes para ver se as abelhas conseguiriam classificar quantidades numéricas e entender que o zero pertence ao nível mais baixo de uma sequência de números.

Nesse sentido, as abelhas foram treinadas a escolher uma imagem com o menor número de elementos em ordem de receber um prêmio (uma solução adocicada). Por exemplo, as abelhas aprenderam a escolher três elementos apresentados em um sistema possuindo três e quatro elementos; ou dois elementos quando existiam dois e três elementos.

A surpresa ocorreu quando os pesquisadores apresentaram às abelhas um sistema contendo nenhum elemento (zero) e um ou mais elementos juntos. Mesmo sem nunca terem sido apresentadas a um conjunto vazio de elementos, as abelhas entenderam que 'nenhum elemento' era menor do que um ou mais elementos!


Vários experimentos de controle foram envolvidos para validar o fantástico achado.

- Continua após o anúncio -



Para você lendo esta matéria, talvez seja fácil entender o que uma quantidade 'zero' significa, por já ter estudado isso, mas a noção abstrata de 'zero' é bem difícil. Mesmo culturas humanas antigas - como os Romanos - não mostravam ter essa noção matemática e ignoravam o zero nos sistemas numéricos! É fácil para o cérebro distinguir elementos em termos quantitativos a partir de estímulos visuais ou via outros sentidos, mas, sob nenhum estímulo, como entender que isso também representa algo quantitativo (zero)?

Há um bom tempo, acreditava-se apenas que os humanos entendiam o conceito de zero, mas pesquisas em anos recentes mostraram que outros primatas e pássaros como o papagaio-cinza-Africano também possuíam essa capacidade cerebral. E, agora, comprovou-se que um representante entre os insetos também carrega tal habilidade. Isso sugere que essa habilidade pode ser bem mais comum no reino animal do que o imaginado. Talvez esse avançado entendimento tenha evoluído em espécies que lidam diariamente com escolhas que envolvem diferentes quantidades.

Ao demonstrar que mesmo cérebros tão pequenos quanto o de uma abelha podem compreender conceitos matemáticos abstratos e complexos, esse surpreendente achado abre possibilidades para novas e mais simples estratégias de desenvolvimento de inteligências artificiais, a partir da identificação e análise de estruturas neurais específicas. Aliás, o conhecimento do 'zero' é uma das bases fundamentais dos nossos  grandes avanços matemáticos e tecnológicos.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: Science

As abelhas entendem o significado do valor zero! As abelhas entendem o significado do valor zero! Reviewed by Saber Atualizado on junho 15, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]