Últimas Notícias

[5]

Saúde pública, cães e gatos sob sérios riscos com as dietas de carne crua


Pesquisadores da Universidade de Utrecht, Holanda, publicaram um estudo de alerta esta semana, na Vet Record, sobre a crescente popularidade nos últimos anos dos donos de cães e gatos de alimentarem seus animais de estimação com dietas - comerciais ou não - à base de carne crua, as quais estão comumente sendo vendidas em petshops de vários países.

Segundo os pesquisadores, quem possui um desses animais domésticos deve estar ciente dos riscos associados com as RMBDs (raw meat-based diets) - dietas baseadas em carne crua - em comparação com as convencionais rações secas ou enlatadas. As RMDBs podem expor riscos tanto para os humanos, quanto para os cães e gatos. Nesse caso, o principal risco para a saúde pública e animal é a contaminação desses alimentos com bactérias zoonóticas e parasitas diversos, os quais podem passar entre animais e humanos.

E o pior: não existem evidências científicas que essas dietas tragam maiores benefícios - como é geralmente reportado - do que a alimentação convencional. E vários estudos já encontraram riscos associados, incluindo infecções diversas, hipertiroidismo, fraturas dentárias e perfuração no trato intestinal. Além disso, muitas são frequentemente deficientes em nutrientes essenciais, sendo extremamente danosas para jovens animais em crescimento. Só na Holanda, cerca de 51% dos donos de cães e gatos alimentam seus animais de estimação usando parcialmente ou inteiramente esse tipo de dieta, seja de forma comercial ou caseira (geralmente compram restos de carne e partes animais diversas para a produção em casa da dieta).

Nesse novo estudo, os pesquisadores analisaram 35 produtos comercias congelados do tipo RMBD, de oito marcas diferentes e amplamente disponível na Holanda. Como resultado, os pesquisadores isolaram a bactéria Escherichia coli 0157 de oito deles (23%), espécies de Listeria em 15 produtos (43%) e espécies de Salmonela em sete produtos (20%). Tanto as infecções por E. coli 0157 quanto por Salmonela estão ligadas a graves complicações em humanos.

De quatro produtos (11%), foi encontrado o parasita Sarcoystis cruzi e outros quatro continham a Sarcocystis tenella. Em dois produtos (6%), Toxoplasma godii foi encontrado. O gênero Sarcoystis não são zoonóticas, mas impõem riscos para animais domésticos. Já a T. gondii é uma perigosa zoonose que causa bastante problema na área de saúde pública.



Além de estarem sendo expostos aos riscos de várias infecções, os animais nesse tipo de dieta estão com maiores riscos de serem infectados com superbactérias - aquelas resistentes aos antibióticos - do que animais em uma dieta convencional e recomendada pelos veterinários. Lembre-se que os animais para corte em fazendas são tratados com significativas quantidades de antibióticos, especialmente os bovinos, algo que acaba selecionando cepas mais resistentes.

Os especialistas já pedem que esses produtos venham com avisos de alerta em suas embalagens e, que, no mínimo, as pessoas que ainda assim optem por essas dietas de carne crua para os seus animais de estimação pelo menos se higienizem com maior cuidado ao lidar com elas.


Para conhecer outros alimentos nocivos aos cães e gatos, acesse o artigo: Alimentos ruins pra cachorro!

Publicação do estudo: Vet Record

Saúde pública, cães e gatos sob sérios riscos com as dietas de carne crua Saúde pública, cães e gatos sob sérios riscos com as dietas de carne crua Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 13, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]