Últimas Notícias

[5]

Depois de 15 anos em estado vegetativo, estimulação em nervo restaura a consciência de um homem!


Um homem de 35 anos de idade que estava em um estado vegetativo por 15 anos após um acidente de carro mostrou sinais de consciência depois que neurocirurgiões implantaram um estimulador no nervo vago em seu peito.

Os resultados desse surpreendente estudo clínico foi reportado na Current Biology desta semana. A técnica de VNS (Estimulação do Nervo Vago, na tradução da sigla em inglês) já era usada para o tratamento de depressão e para a epilepsia, mas é a primeira vez que ela mostra efeitos benéficos em termos de ajudar a restaurar a consciência de um indivíduo mesmo após tanto tempo em estado vegetativo.

Além de trazer ótimas notícias, o sucesso do trabalho dos neurocirurgiões também desafia a crença geral que transtornos de consciência que persistem por mais de 12 meses são irreversíveis.

O nervo vago conecta o cérebro à várias partes do corpo, incluindo o intestino. Atua de forma importante no ato de andar, no alerta e em várias outras funções essenciais.

Após um mês de estimulação nesse nervo, a atenção do paciente, movimentos e atividade cerebral melhoraram significativamente. Além disso, o homem começou a responder a simples comandos que antes eram impossíveis! Para citar exemplos, ele passou a conseguir seguir objetos com os seus olhos, virar sua cabeça sob pedido, mostrar sinais de surpresa (abrindo bem os olhos quando algo se aproximava de repente na sua frente) e permanecer acordado quando ouvia a sua terapista ler um livro.

E somando-se aos sinais físicos, a atividade cerebral do paciente também melhorou muito. Áreas ligadas à movimentação, sensação e alerta mostraram maior atividade e houve também um aumento na conectividade funcional do cérebro.

No geral, o estudo mostrou que a capacidade de reparação e plasticidade do cérebro são ainda possíveis mesmo quando a esperança parece perdida. Agora os pesquisadores querem otimizar os benefícios terapêuticos da VNS e também usar os dados obtidos para melhor entender como é produzida a experiência de consciência no cérebro, um dos maiores mistérios hoje da Ciência.

Publicação do estudo:  Cell


Depois de 15 anos em estado vegetativo, estimulação em nervo restaura a consciência de um homem! Depois de 15 anos em estado vegetativo, estimulação em nervo restaura a consciência de um homem! Reviewed by Saber Atualizado on setembro 25, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]